6 de setembro de 2003

PAPAI NOEL CHACREIRO

PAPAI NOEL CHACREIRO

Um Papai Noel muito pobre e mal vestido, meio trancucho de tanta canha (cachaça) , acabou caindo lá na zona do Cafarate. A gurizada logo se agachou nos pombos (pedras grandes e redondas) e disparou uma saraivada de pombaços, aos gritos de:
- Papai Noel Chacreiro, Papai Noel Chacreiro.
Naquele tempo, o Cafarate era a zona mais perigosa, pior que a do Porto. Perto dela, a nossa, em frente ao colégio dos padres, era “de rico”.
Aconteceu com gente que decidiu aparecer por lá de cabelo comprido. Os pombos eram os mesmos. O grito mudou:
- Ronnie Von Chacreiro! Ronnie Von Chacreiro!

No Natal, fazia-se em casa salada de fruta com guaraná. Tomava-se uísque Cavalinho Branco, comprado da Argentina (com malte licoroso), em copos altos de cristal, com as marcas das doses. Minha mãe tudo guardava numa cristaleira. Dentro, tinha louça inglesa e faqueiro de prata. Se sumia uma colher, ela punha toda a casa a procurar.

Meu primeiro “fogo” (bebedeira; era também marca de tempo: “há quantos fogos não te vejo” costumava-se dizer) foi no Natal. Vomitei na calça de nycron. Todo mundo cagou de rir. Tinha 14 anos.
- Aprenda a beber em casa e não com os bagacêra da rua, catequizava o seu Ortiz.

Quando todos foram embora, minha mãe estendia a grande toalha branca na mesa vazia e ficava lembrando o tempo de casa cheia.

Todos os familiares vinham nos visitar (meu pai estava rico naquela época). Chegando o Ano Novo, seu Ortiz ia para o quintal e descarregava o revólver para o céu.
-O pai está matando o Ano Velho, dizia eu, muito compenetrado e entendido das coisas.

Meu pai não mata mais o ano velho. Os anos se acumulam no quintal inexistente. O monturo do tempo pode, de repente, desmoronar:
- Redepente redeteu e redamou toda aquela banha, diria a vizinha de uma tia velha.

A Tita, tia avó italiana (não conheci nenhum avô ou avó), doente, me pegava na mão e dizia, com a cara muito enrugada, muito grande, muito amorosa:
- Meu poeta, meu poeta.
O quintal da Tita estava cheia de uvas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário