16 de agosto de 2004

A SOBREVIDA DE UMA CALÚNIA


Aproxima-se o cinqüentenário do suicídio de Getúlio Vargas, o inventor do Brasil moderno segundo Samuel Wainer, e não por coincidência a Rede Globo faz vasto estardalhaço com o filme Olga, que será usado para incrementar a campanha contra o trabalhismo. A história é verídica, mas sua abordagem baseia-se numa calúnia: a de que Getúlio teria enviado Olga, esposa de Luiz Carlos Prestes e revolucionária alemã comunista, grávida, para o campo de concentração nazista. Getúlio não mandou ninguém para o campo de concentração. A verdade é bem diferente.

FATOS - Quem mandou Olga para o campo da morte foram os alemães, não Getúlio. O presidente brasileiro cumpriu apenas os acordos internacionais da época, pois o país, como todo o resto do mundo, mantinha relações normais com a Alemanha (a Rússia soviética, onde Olga tinha se refugiado antes de vir para o Brasil, chegou a fazer um pacto de não-agressão com a Alemanha nazista em plena Segunda Guerra; o que aconteceria com Olga se ela continuasse por lá?). Dito assim, a de que o algoz e tirano não teria piedade nenhuma para com sua vítima e maquiavelicamente enviou-a para a morte certa, soa como verdade, mas não é. Os fatos são claros e precisam ser conhecidos. Olga participou de uma tentativa fracassada de golpe de estado, a que foi batizada pelos militares de Intentona Comunista. Era procurada pela Alemanha, na época governada pelo Partido Nazista, país que mantinha relações normais com o mundo inteiro, que não estava ainda em guerra. Acontecia o mesmo com a Italia fascista. Na mesma época, anos 30, o filho de Mussolini tinha sido recebido com pompa pelos americanos em Nova York. Ainda na véspera da segunda guerra em 1939, o primeiro ministro britânico Chamberlain voltou de uma visita a Hitler e garantiu que ele não entraria em guerra, pois a Inglaterra tinha entrado em acordo com os alemães. Esse relacionamento de país para país são normais em tempo de paz, precisa dizer? Os campos de concentração só vieram à luz em 1945, no final da guerra.. Não se sabia deles antes disso. Olga tinha se refugiado na Rússia stalinista e de lá veio com Prestes para preparar e desencadear aqui o golpe contra o governo eleito pela Assembléia Constituinte de 1933 em eleições indiretas, com voto de parlamentares eleitos em grande e maciça votação direta em todo o país, inclusive com a participação, pela primeira vez na História do Brasil, das mulheres. Em 1935 o governo Getulio Vargas era legítimo, eleito democraticamente. Repatriou Olga pois assim ditavam os acordos na época. Olga estava sendo reivindicada pela Alemanha. Poderia tê-la condenada ao fuzilamento, já que queria matar para chegar ao poder. O que aconteceu com Olga é de uma brutalidade sem par, mas o fato não justifica a calúnia.

TEIMOSIA - A abordagem, que transparece agora no marketing da Globo, servirá para ajudar a destruir o trabalhismo (o único movimento político que condenou a Rede Globo à morte, por meio de declarações explícitas de Leonel Brizola). É notória a lembrança de muitos jornalistas veteranos de que o Roberto Marinho entrava na redação do jornal Globo e exibia para as visitas aqueles a quem chamava os meus comunistas. Os comunistas brasileiros são um fracasso político retumbante e fazem parte da reserva de argumentos usada para acabar com a memória de Getúlio Vargas. Até mesmo Prestes teve a grandeza de reconhecer Getúlio depois que saiu do cárcere em 1945. Isso significa que não havia essa maldade explícita do presidente brasileiro, como quer transparecer a propaganda. Prestes cometeu um erro grave, que contraria não apenas o bom senso, mas o próprio marxismo-leninismo: recusou-se a participar da revolução de 30 por achar que ela era burguesa. Desconhecia o fato, ou não quis levar em consideração, que os bolcheviques participaram da revolução democrática que derrubou o Czar e colocou Kerenski no poder em fevereiro de 1917, oito meses antes, portanto, da revolução comunista. O pior é que Prestes recebeu dinheiro de Getulio para fazer a revolução e acabou desistindo, sem devolver nada. Depois, refugiou-se na Rússia e voltou com um núcleo de conspiradores profissionais para derrubar o governo eleito. Foi uma burrada monumental, fruto do seu sectarismo e teimosia. Se tivesse aceitado a liderança militar em 30 estaria mais próximo do poder do que nunca e aí teria melhores condições de fazer a revolução que sonhara.

GUERRA - Mas tudo isso é muito complicado para fazer sombra à mensagem que o filme Olga, baseado no excelente livro de Moraes, vai distribuir pela população brasileira. A de que tínhamos aqui no poder um tirano nazista, o que é uma calúnia monumental. Getulio sempre enfrentou a conspiração que procurava desestabilizar o seu governo. Foi atacado militarmente por comunistas e integralistas (estes, cercaram o palácio do governo). Enfrentou uma guerra contra São Paulo que durou oito meses. Por muito menos, governos ditos democráticos fazem cerrada censura à imprensa. Bastou uma reportagem no New York Times para Lula mostrar o que sabe sobre liberdade de imprensa. Vejam o que está acontecendo agora, quando tenta-se institucionalizar alguns instrumentos poderosos de legalização da ditadura civil, como a lei da Mordaça. Quando foi presidente eleito por voto direto nos anos 50, Getulio enfrentou toda a imprensa unida contra ele, com exceção da Ultima Hora de Samuel Wainer, que revolucionou os jornais brasileiros. Li esses dias a declaração de uma testemunha dizendo que Lacerda jamais foi ferido no pé, já que correu como nunca no atentado da rua Tonelero. Em 1954, jogaram o presidente eleito por voto direto contra a parede (Getúlio não sabia nada sobre o atentado), obrigando-o a se suicidar. O dia da sua morte, 24 de agosto de 1954, é a data magna do luto nacional. Sussuravam para mim, que mal acordava da cama: o Getúlio se matou, o Getulio se matou. Abri a janela do meu quarto, que dava para a rua. As pessoas choravam e tinham aquele gesto com os pés que declaravam o quanto não sabiam para onde ir. A cidade inteira chorou e Porto Alegre foi incendiada pelo povo. No Rio de Janeiro e em todo o país a multidão extravasou a sua raiva contra o movimento que enfim levou nosso grande presidente para a tumba. Ainda não conseguiram enterrá-lo totalmente. A Rede Globo promete um especial dia 22. Nenhuma pá de cal vai cobrir de desonra o presidente que fez do Brasil uma nação soberana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário