15 de fevereiro de 2005

O CHANTILLY DA LINGUAGEM


Jamais poderia imaginar, dizem os jornalistas da mídia impressa em todas as edições, como se ninguém tivesse a capacidade de imaginar coisa alguma. A não ser, claro, Ronaldo Fenômeno, que imaginou, ainda na infância, casar um dia num castelo, sonho típico de menina. Escolheu Paris, lugar onde amarelou numa decisão de Copa do Mundo, no meio de um namoro mal resolvido com uma alpinista. Para Jorge Kajuru, que volta à TV via SBT, disse que nunca se apaixonara antes, o que deixa um rastro de ressentimento nos filhos que teve com a mulher que foi (ou é), no papel, sua esposa.. O casamento de araque no castelo francês mostra um idiota deslumbrado, fruto da concentração de renda feita à força pelo sistemão, ao qual serve para poder se dar ao luxo de dirigir uma Ferrari numa cidade podre, como fez uns dois anos atrás. E mostra também o nível das ruínas da linguagem, já que, ao alugar 60 limousines e contratar um esquema milionário de segurança, o noivo e sua consorte foram retratados como pessoas discretas por um jornal impresso (porque fingiram se esconder da mídia). Ainda queriam que o Papa comparecesse. Haja. Não há limites para a idiotia.

TALENTO - Ronaldo não é um fenômeno, é fruto do Brasil soberano, ao qual trai com sua postura. Não rolou na favela, tinha uma família e um clube, o São Cristóvão, que o acolheu. Chegou lá criado. Sempre teve talento, por isso se destacou e foi para o Cruzeiro, onde fez História no Mineirão e em outros estádios do país agora pentacampeão. Foi comprado depois que o Brasil o criou e seu talento também não pode ser comparado a fruto do acaso. O dom natural teve ambiente para desabrochar e se consolidar, porque a cultura popular, incentivada décadas atrás por políticas públicas da educação e do esporte, conseguiu florescer como opção de vida. Portanto chamar o Pelé de ET ou o Ronaldo de Fenômeno é negar que o Brasil tenha condições de ser uma nação, capaz de gerar seus próprios craques porque possui uma estrutura de futebol,desde a várzea até o Maracanã. O Brasil não possui craques como possui pedras preciosas, que basta colher, como faz agora a máfia russa.Seus craques vieram de longe, do tempo em que havia educação, higiene e saúde no país que foi sucateado em 1964. O que temos hoje é sobrevivência daquela época, e como a nossa linguagem, está em ruínas. Assim mesmo, é só colocar meia dúzia de garotos brasileiros em campo e todos se deslumbram. Não possuem mais a garra anterior, pois estiolou-se a confiança no país que os gerou. Hoje é moda negar o Brasil, para poder reafirmá-lo na publicidade oficial e privada, meio de faturar em cima do que é apenas lembranca. Toda vez que vejo nossos estadistas, que nem mais de estádios são, levantarem o dedinho para falar neste país, tenho urticária.

PLATAFORMA - O professor Mangabeira Unger gosta de pensar sobre o país e propor soluções. Seu erro é tentar adaptar sua radicalidade aos ventos da ocasião. Foi assim que escolheu essa nulidade que é o Ciro Gomes como alternativa do poder nas últimas eleições presidenciais. Como o professor, todos possuem uma plataforma para o país. A minha é simples. No primeiro dia de mandato, é preciso decretar o fim de todos os impostos, com exceção de um, o imposto de renda sobre a produção e o consumo, na base de 2% no máximo. Desonerar portanto o trabalho, a exportação, a propriedade móvel ou imóvel. Iniciar imediatamente a construção de extensa, gigantesca e tentacular malha ferroviária, a mais moderna do mundo, que pegue todo o país, da metrópole ao ermo. Para isso, será preciso estatizar quase tudo: as empreiteiras (que enriquecerem com o dinheiro do erário), os sistemas de telefonia e energia, a siderurgia. Usar toda a madeira apreendida para a construção de uma frota de navios e barcos para a nossa bacia hidrográfica e os oito mil quilômetros de costa. Construir um estaleiro em cada região, no mínimo. Equipar a maior e mais eficiente guarda ambiental do mundo. Fechar o Incra e o Ibama. Intervir no sistema carcerário, substituindo todos os elementos envolvidos na segurança, e isso serve para a carceragem nas delegacias. Proibir a expansão da criação de gado e áreas não adequadas e eliminar as fazendas existentes nessas áreas. Negociar a moratória e deixar os gringos secos pelos dólares que eles querem de volta. Proibir a plantação de soja transgênica e limitar ao máximo a soja existente. Substituir as áreas cultiváveis que se dedicam à monocultura da soja para a produção de alimentos orgânicos, com destaque para os grãos, especialmente o trigo. Implantar a mais completa e eficiente rede de saneamento básico do mundo, em todo o país, na marra. Contratar todos os técnicos para isso e contar com o trabalho remunerado do Brasil e do estrangeiro.

CONVOCAÇÃO - Para essa tarefa gigantesca, toda a população será convocada. A distribuição de renda será feita pelo sistema bancário estatizado ( deixar apenas uns 20% para bancos estrangeiros), por cartão magnético referente a contas pessoais. Toda a piopulação terá direito a uma cota mínima para a subsistência e o salário então será o plus para o crescimento familiar, jamais para o gasto em primeiras necessidades. Demolir todos os estádios existentes (com umas duas ou três exceções) e reconstruí-los. Trancafiar a folga generalizada da prostituição consentida, do tráfico de drogas e da corrupção. Impedir, À força, os atentados ao sossego público. Destruir fisicamente todos os pedágios e romper os contratos com as empresas que levaram de graça a rede rodoviária mais importante. Recapear, com asfalto e tecnologias alemãs, toda essa rede. Como fazer isso? Pelo uso da força, legitimada pelo voto. E a política? Nada de negociar ministérios (estes, serão tocados pelos técnicos, pelos funcionários de carreira). Nem de negociar votos. Agora já sabem: quando me virem babando na rua, estou aprimorando minha plataforma. Agora diga a sua.

RETORNO - Nasceu minha neta, lanço uma plataforma à presidência, mergulho no chão de Vidas Secas e o retorno é zero. O blog perdeu sua interatividade? É difícil sustentar um monólogo. Quero a volta do diálogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário