25 de março de 2005

ÁGUAS DO SÃO FRANCISCO




Quando a mídia em massa incensava o Brasil por participar do buraco sem fundo do Haiti (lembram daquelas materinhas que mostravam o lado humano da ação militar? sem falar nos enviados especiais, cheios de boa-fé em relação ao imbroglio), o Diário da Fonte denunciou a furada em que o país se metia, fruto da arrogância do seu governo, que quer, a qualquer preço, participar do Conselho de Segurança da ONU (o Lula faz qualquer negócio para ficar na História; ficará, mas não do jeito que gostaria). O conflito sangrento internacional comandado pelos Estados Unidos mostra sua cara no Haiti graças a relatório sobre Direitos Humanos no país conflagrado do Caribe onde, diz o texto, a participação brasileira é conivente com a brutalidade local. Agora é a vez das águas do São Francisco: no momento em que nosso bolso cacifa a milionária campanha a favor do desvio de parte do rio para o semi-árido, o DF pergunta: dá para confiar num projeto que arranca o sorrisinho elvispresley do Ciro Gomes, que ficou 15 longos minutos na TV em cadeia nacional para dizer como vão acabar com a seca nordestina à custa do equilíbrio hidrográfico brasileiro?

CAMPANHA - Sorrisinho elvispresley é aquele que puxa o canto da boca de maneira pretensamente cool e que faz a delícia de imbecis como o Datena. O próprio Elvis uma vez comentou que passou vinte anos forçado a fazer o sorrisinho porque os produtores achavam que isso era o máximo. Pois toda a campanha a favor do desvio das águas é em cima do diferencial deste governo em relação a todos os outros (daí o sorrisinho, pretensamente superior do Ciro). Não fazem nada há 150 anos, diz a propaganda oficial e agora então vão acabar com a seca. Antes de tudo: o velho Chico está morrendo, como prova inúmeras reportagens sobre o pouco caso com que a mentalidade extrativista trata o rio. Não existe um projeto para salvar o rio porque isso significaria muito trabalho e o que mais falta neste governo, coragem (vejam como o Lula é engraçadinho diante do assassino Ruinsfeld, o cara que mata adoidado no Iraque e vem aqui, na maior cara de pau, falar dos fuzis comprados pelo idiota do Chavez; que moral tem os americanos de falar em armas, eles que possuem arsenal para acabar com o mundo várias vezes?) No lugar de salvar o rio, querem arruiná-lo, extraindo seu sangue em função de um ato criminoso e demagogo.

CORONEL - Quanto custa essa campanha para os cofres da nação? Por que, no lugar de gastar milhões em propaganda, não fazem um trabalho de recuperação do rio? Porque isso seria uma ação silenciosa e não distribuiria a renda via mercado publicitário. Por que não peitam o latifúndio nordestino e fazem um trabalho de reformulação total no semi-árido? Porque o Lula quer ser latifundiário. É por isso que ele gosta tanto do Ratinho (dono de vastos latifúndios), do Di Camargo e Luciano (a voz berrante dos donos da terra). Lula quer ser coronel nordestino e ao mesmo tempo faz força para ficar na História, que nem o FHC, que entregou o país e hoje posa de Abrahão Lincoln. Jamais chegarão aos pés do estadista que fica na História de verdade, Getúlio Vargas, que tem seu espólio disputado por dois partidos, apesar de os coveiros do trabalhismo se locupletarem em análises asnáticas. Vocês viram o troglodita que faz o papel do personagem Emprego na TV, dizendo que está na área novamente? Essa propaganda mentirosa, populista, cretina, impera na mídia enquanto o subemprego desmoraliza a população e o desemprego a aniquila. O país está entregue à sanha dos bandidos, que trabalham como vasos comunicantes: os poderes completam o trabalho dos criminosos e vice-versa.

LOTERIA - O Brasil não tem saúde pública. Milhares de infectados com o mal de Chagas por que? Porque o negócio é extrair o caldo do cana e foda-se o resto (assim como o negócio é extrair a água do São Francisco, esteja ela morrendo ou não). Não há esgoto suficiente por que? Porque o saneamento básico precisa do dinheiro que é desviado para a publicidade oficial. O que dizem os seqüestradores para suas vítimas, conforme depoimento visto na TV? Que não suportam mais essa vida e por isso jogam sem piedade o jogo da vida e da morte. Isso justifica o crime? Não, mas ajuda a explicar. O Brasil agora é o case do mundo. Todos se enganam achando que aqui temos um povo feliz, cheio de mulheres gostosas para dar. Temos um povo sofrido, com mulheres com tripla jornada de trabalho. O desencanto e o desamor grassam como ervas daninhas. A frustração, a morte e a fuga destroem as esperanças. Na novela América, o que se destaca atualmente são vários grupos de peruas e peruinhas caçando macho. Parece que esse é o jogo que a TV quer para o povo brasileiro. Vão dar adoidado, gravidez, o que é isso? Deixem de bobagem, fiquem disputando o galinhão americano, o peão bem sucedido, o pai de família rico. Disputem machos nos dados, diz a novela. América implodiu antes do tempo. O único sonho possível nesse universo é conseguir grana para sobreviver. Isso não é sonho, é necessidade básica. Assim como o sonho da casa própria. Casa é direito, não é sonho. Sonho é outra coisa. Imagino que o Brasil é o único país em que as pessoas sonham em ganhar na loteria para ter uma chance de ficar vivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário