8 de julho de 2005

O PASSO DO MEDO



Vocês notaram como o Bush caminha? Ele joga cada perna bem para o lado, espichando o pé toda vez que dá um passo. Isso deixa o quadril à vontade, para transmitir uma imagem cool, enquanto os braços acompanham o ritmo numa posição entre a pose marcial e a non- chalance. A abertura extrema das pernas no andar de Bush significa que ele precisa de bastante espaço para dispor confortavelmente do seu par de bolas, dando assim a impressão de que possui muito mais do que duas, uma quantidade suficiente para tornar o mundo um lugar insuportável. Não satisfeito, ele ainda caminha rapidamente, franze o cenho e levanta o braço de maneira entre animada e abrupta, enquanto um leve curvar das costas o deixa um pouco para frente, como a dizer que está atento e imponente na sua determinação de destruir nossas vidas. Não é apenas um pesadelo, é o subproduto daqueles vilões de histórias em quadrinhos, enviados pelo Mal para dominar tudo. O pior é que não temos super heróis disponíveis. Temos vítimas, tanto no Iraque quanto em Londres.

PERFIL - Está na hora de fazer minha breve biografia. As pessoas não me conhecem, por culpa minha, que jamais me preocupei com isso. Agora vai ser assim: sou um poeta do Brasil soberano, citado por Mario Quintana como um dos quatro melhores poetas do Rio Grande do Sul (o que arrancou a frase carinhosa de Caio Fernando Abreu, escrita por ele numa carta endereçada a mim: "Esse é o maior elogio da tua vida; confesso, fiquei com inveja"). Ao receber meu livro Outubro, Tabajara Ruas escreveu que iria colocá-lo na estante junto a Drummond, que esse seria o lugar merecido. Meus livros foram apresentados por Mario Quintana, Mario Chamie, Juarez Fonseca, Cláudio Levitan e Raduan Nassar. Sou também um jornalista de primeiro time. Trabalhei nas equipes de Mino Carta, Samuel Wainer, Tarso de Castro, Múcio Borges da Fonseca, Woile Guimarães, Nestor Fedrizzi e Walter Galvani. Criei revistas e jornais. Ajudei a fundar e a consolidar alguns veículos importantes. Enriqueci pessoas com o meu trabalho. Estou casado desde 1972 e sou pai de três filhos e avô de uma neta. Sou ensaísta, resenhista, poeta, escritor, romancista, contista, jornalista, bacharel (e por um tempo, doutorando) em História pela Universidade de São Paulo (formado com média geral de 9,3). Tenho poemas traduzidos para o inglês e o italiano. Tenho quatro livros publicados, três livros para sair este ano e mais alguns na fila, já prontos. Portanto, se quiserem me colocar em alguma gaveta, que seja enorme e esteja situada bem no alto. O fato de eu me referir a tudo isso com humor não significa que essa trajetória não tenha valor. Falo tudo isso porque dei entrevista para um trabalho universitário e lá apareço como um qualquer. Não sou um qualquer. Sou um poeta do Brasil soberano. Escritor de primeira água. Jornalista top de linha: editor, repórter, colunista, editorialista. Como eu disse sobre Quintana e que serve para mim: Respeitem seu andar.

AFORISMAS - Todos fazem, também tenho os meus. Lá vai: Não faça autocrítica no Brasil; todos acreditam. No Brasil ninguém se mexe e quem se mexe leva chumbo. Jornalista é aquele que não sabe, por isso vive perguntando. Tenho outros, que vou colocar enquanto for lembrando.

RETORNO - 1. Estréia no portal Consciência um Guia de Sites de Filosofia, totalmente desenvolvido, como tudo o que Consciência oferece, por Miguel Duclós. As entradas são cuidadosamente selecionadas e classificadas em diversas categorias. Cada link tem uma ficha própria, que permite ao visitante comentar e avaliar as entradas, tornando o guia mais confiável e completo. É possível contribuir para aumentar a base de dados enviando links para serem validados pelo editor. Registrando-se você pode manter uma lista de favoritos on-line. Participe! 2. A pesquisa de Ida Duclós sobre canções de ninar do mundo todo, com ênfase para o trabalho nessa área de Garcia Lorca, está cada vez melhor no seu blog e já é destaque no Google. 3. Daniel Duclós chama a atenção para o Wikipedia, enciclopédia feita pelos usuários, onde ele, daniduc, estréia com seu excelente e ddidático texto sobre a Ilíada. 4. Jesús Gómez Gutiérrez faz um alerta no La Insignia sobre os últimos acontecimentos em Londres e os antecedentes em Madri, onde mora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário