28 de janeiro de 2006

AQUELE ABRAÇO





Então foi para isso que cruzamos décadas imaginando gerar uma outra cultura, que enfrentasse a desconstrução da vida e da política? Foi para Gilberto Gil divertir a alta burguesia em Davos, sacudindo a pança de grandes empresários, e estimulando o estalar de dedinhos de Pablo Conejo, cada vez mais presente nos ágapes internacionais regados a dinheiro público? Foi para isso, Gil, que aquele abraço e tantas outras músicas se transformaram em hinos cantados e sonhados por nós? Para você divertir a corte sob o pretexto de estar promovendo o Brasil? Foi para isso. Queriam apenas a grana e o poder. Soy loco por ti, bufunfa, soy loco por ti de amor.

RENDA - Então foi para isso que fizeram um escarcéu sobre os escândalos? Para eliminar a única testemunha que se pronunciou, para transformar o ex-chefe da Casa Civil num Lênin de punhos de renda e para todo mundo ir alegremente festejar o aniversário do neto do coronelão que jamais entrega o osso e representa a tragédia brasileira dos manda-chuva de um país condenado à seca? Foi para isso. Para preparar as eleições presidenciais. Para eleger o futuro mandão do sertão. Para servir picolé de chuchu. Para perder tempo com Garotinho (o Rio de Janeiro desaba com chuva, o Brasil não foi feito para tempestade, nossas cidades não passam de um acampamento).

INTERIOR - Então foi para isso que se falou tão mal das Forças Armadas todos esses anos, para enviar tropas para o Haiti, para ver um general morto assim no más e tudo ficar por isso mesmo? Foi para destruir a imagem do Exército do Brasil soberano que se fez tantas denúncias, deixando de lado os massacres do coronelato civil, que no interiorzão mata gente que nunca teve carteira de identidade, que escraviza, corrompe e estupra e entrega tudo - subsolo, solo, ar e água - para qualquer um que seja chamado de gringo? Foi para isso, para não termos soberania.

ASNAR - Então foi para isso que ficamos a vida toda dentro das redações, para ver a nova geração se entregar à perversidade, as velhas gerações se retirarem para o anonimato, os velhos donos da comunicação se tornarem ainda mais poderosos? Foi para acabar com o jornalismo, o texto, a crônica? Foi para isso. Para asnar (o contrário do lobatiano desasnar) a população e assim tudo ficar impune, já que o Brasil é algo obsoleto que não pode existir. Existiu um dia e paga caro por isso.

CULPA - Então foi para isso que leram tanto, que se aprimoraram tanto, para cair nos braços de um analfabeto asqueroso, alpinista social e prepotente, que se acha a coisa fofa de toda a história do país, e que não pára de mentir e ainda nos ameaçar com sua reeleição? Foi para aplacar o complexo de culpa da mente sombria do país ágrafo, que se sente culpado de ter intelectuais, que assim se deixam abater pelo fisiologismo de uma mitologia de galinheiro? Foi para isso, para que nossa universidade seja desmoralizada depois de tantos serviços prestados ao Brasil.

CERVA - Se foi para tudo isso, então aquele abraço. Vamos deixar que dominem o noticiário com falsidades, que destruam as cidades com terror e miséria, que se encham de grana de tanto mentir, e que ainda nos chamem de chorões, reclamões e perdedores. Pois é para isso que existimos. Viemos ao mundo não a passeio e nos defrontamos com algo muito pior do que o pior pesadelo. Mas tudo isso é um exagero de nossa parte. Devemos entrar no cordão, fazer boquinha cool oferecendo a cerva, pular, pular, pular. Está muito calor lá fora, tome uma ducha. Se for político, passe no caixa que as férias foram generosas.

BIALICES - Se for como cada um de nós, prepare-se. Eles não cansam de nos surpreender com suas bialices bigbrodianas, com seus lucianoshucks de idiotia adunca, com seus gilbertosbarros com cara de eunuco à frente a lingeries cor de vinho. Eles são perversos, mas eles vão ter.

RETORNO - Imagem deste post: enquanto isso, o rio Uruguai continua firme, graças ao olhar de Anderson Petroceli.

Nenhum comentário:

Postar um comentário