6 de janeiro de 2006

A LEITURA DO QUEBRA-MAR




Bandeira vermelha fincada na areia significa perigo para os banhistas. Os salva-vidas fazem a auditoria neste verão, empurrando as pessoas para longe do lugar demarcado. Eu mesmo, que me achava distante o suficiente do alerta, fui advertido com gestos firmes por um desses raros profissionais da praia e que fazem falta por todo o litoral. Como desde o inverno me invoco com as bandeiras, resolvi parar um dos salva-vidas ontem, quando a tarde já ia longe e funda e deixava o mar com aquela cor de danúbio azul, pérola de cristal quase escuro, mar cristalino, salpicado pela renda branca das espumas. Como vocês sabem onde está fundo, onde tem buraco, onde mora a ameaça? perguntei. O rapaz se mostrou entusiasmado por me responder. Correndo o braço estendido pela orla, ele explicou que onde as ondas quebram bem na beirinha é porque o leito do mar está liso e não apresenta problemas. Mas se as ondas quebram antes (e apontou) é sinal que algo há, uma ondulação no terreno, um sumidouro. Disse também que a água chega na praia e precisa voltar e que uma área com buracos acaba atraindo essa água que chega mansa na vizinhança. Esse é o duplo perigo: falta o pé e o repuxo te leva. Agradeci a valiosa informação: um especialista é mestre na sua arte e nós, os medíocres no assunto em questão, devemos admirar quem sabe coisas tão simples quanto fundamentais.

OS BONS - Não se costuma perguntar pois há muita vaidade e indiferença. Como um simples salva-vidas poderá saber mais do que um manda-chuva como você ou eu? Pois é essa a impressão que tenho quando vou à praia: está cheio de manda-chuva. As pessoas caminham com seus sumários trajes de banho, mas ainda envergam, pelo hábito, o terno, a postura, o passo firme em direção aos outros, a cabeça erguida ou com um olhar sombranceiro (que faz sombra), e não raras vezes, empunham um celular. No caminho estreito que me leva ao mar, ladeado de vegetação, fiquei alguns segundos impedido de caminhar porque uma dupla na minha frente estava desenvolvendo uma conversa toda ela baseada no discurso dos jargões profissionais. Eles mergulhavam nas suas vidas cheias de camisas de força e não escutavam o que estava à sua frente: a divindade salgada, a paisagem infinita, o mar do Brasil soberano. No encontro entre as pessoas, há esse cumprimento estranho: se dão um tapa com as mãos espalmadas e depois fecham o punho e se dão um soco. Parece amistoso, mas para mim é a guerra. Por isso gosto de profissões como o de salva-vidas: estão voltados para os outros e conhecem o mar e suas confidências. Lêem a superfície para adivinhar o fundo e fincam suas advertências que tremulam na brisa de janeiro.

FURO - Tenho acompanhado a série JK, da Globo. Está naquela fase novela das seis, da República Velha. É assim que funciona: as novelas começam às seis com o início do século vinte, depois pulam para os anos setenta na novela das sete e finalmente chegam a nossos dias na das nove. Falta alguma coisa? Sim, falta o Brasil soberano de 1930 a 1964, enterrado de maneira proposital e que só vem à tona em programas especiais, para ser achincalhado. Preparem-se para a chegada da era Vargas na série. Não devemos esquecer que o vice-presidente do Grande Esbagaçador do Patrimônio Nacional era João Goulart. Sem o trabalhismo JK nada seria. JK foi o filho ingrato que ao perder o pai (Getulio, que se suicidou em 54) saiu gastando pelo mundo afora. Entregou o país ao iniciar um processo inflacionário que resultou na era FHC/Lula, em que o Brasil virou o rabo do mundo. JK foi derrotado de maneira arrasadora ao não fazer seu sucessor (ao contrário, justificou a ascensão do populismo, que é de direita, via Jânio Quadros). Foi ele quem colou como ninguém o conceito de política com o de irresponsabilidade (corrupção, inflação, entreguismo). Escancarou as portas para as multinacionais, que deitam e rolam até hoje e fez acordo secreto, dizem, com os gringos para sucatear o magnífico sistema ferroviário que dispúnhamos desde o Império. Tudo em favor do consumo da gasolina e do diesel, ou seja, da dependência.

COLHEITA - Mas agora JK é o cara que se fez sozinho e modernizou o Brasil, segundo a versão global. Foi reveladora a festa em que alguns personagens reais, como as filhas de JK, praticamente passaram o bastão para as atrizes. Os atores que fazem Juscelino também foram ungidos como os JKs de hoje. É assim que se faz uma ditadura: se reinventa o passado para justificar os desmandos do presente. Não adianta pesquisar exaustivamente se você não tem o vetor da História. E esse vetor é: Getulio modernizou o Brasil , pagou a divida externa, não deixou que a inflação e a incúria tomasse conta dos negócios públicos, cercou-se das mais brilhantes pessoas e morreu por ter feito tudo isso. No seu lugar entrou a contrafação JK, que colheu os frutos: Pelé foi produto da Era Vargas, mas só se tornou campeão em 1958; assim como Niemeyer, João Gilberto etc. Todas essas personalidades já estavam prontas quando JK assumiu, pois não? É tão simples que chega a dar dó.

Nenhum comentário:

Postar um comentário