26 de março de 2006

O ÂNIMO DA DIREITA




Estimulada pelo governo, que ficará na História pela expulsão da família de Celso Daniel e a quebra de sigilo do caseiro da mansão, a direita aparece diariamente em campanha no Jornal Nacional e ocupa a capa das principais revistas. Uma chama o candidato de Presidente Alckmin, outra mostra de FHC por FHC, o sujeito que aparece com aquela gargalhada de boca mole e torta, triunfante sobre os escombros da nação. Todos estão muito à vontade. Uns, pela certeza da impunidade, outros pela glória de ter provado, com a mídia comprada, do que a pseudo-esquerda é capaz. As provas ficam por baixo do pano e a opinião pública sabe que não pode mais confiar em ninguém. Enquanto a Argentina faz grandes manifestações para relembrar o golpe de 1976, o Brasil amarga uma derrota política completa. A diferença é gritante: os argentinos lutaram contra a ditadura, política e financeira, enquanto nos contentamos com aparentes vitórias políticas, deixando que o arrocho da economia tomasse conta de tudo.

PROTEÍNA - Kirchner fez o que foi mencionado aqui inúmneras vezes: proibiu a exportação de proteína, pois não poderia trocar divisas pela fome do povo. Nós apostamos alto na exportação e hoje amargamos o dólar abundante e mais sucatamento na indústria nacional. Agora as fábricas brasileiras estão importando tudo da Chiuna. Esse é o detalhe: depois que invadiram e tomaram conta do mercado, os espertos chineses tomam conta das indústria, exportando para nós, pobres incautos, kits completos, insumos. O parque fabril do país passa a fazer parte da indústria chinesa. Para isso Lula foi lá em Pequim puxar o saco dos ditadores, para receber de troco uma boa rosca. Não foi para servirmos de capacho para a China que João Goulart rompeu o bloqueio e fez a primeira visita oficial do Ocidente à República Popular. Foi um gesto de soberania, que lhe custou o mandato, pois quase foi apeado do poder em 1961 por estar lá, e acabou sendo expulso do Planalto porque o parlamentarismo foi um golpe branco contra a vitoriosa campanha da Legalidade.

BIODIESEL - Mas o monstro continua vivo. Surgem as memórias do general Sylvio Frota e é possível que a extrema direita tenha candidato próprio, com chances de vitória. A esquerda tenta se articular com o PPS e o PDT, ou ainda via PSOL e PSTU, mas o amadorismo com que encaram os mais importantes momentos da História recente me faz prever mais um desastre. Num encontro do PT, havia apoio a Lula mas não para sua política econômica. Lula é essa política econômica, portanto não pode haver dois pesos e duas medidas. Vai votar no Lula? Votarás contra a soberania. No Alckmin? Pior ainda. O PDT vem com essa história de biomassa, mas prefiro energia limpa de fato, via sol ou vento. Transformar planta em combustível me cheira mal. Que me desculpe o Gilberto Vasconcellos.

RETORNO - A exemplo do comentário postado ontem, nesta seção, de Luis Arraes, pesquisei outros, que se referem a textos a partir do ano passado. São manifestações colocadas no espaço dos comments depois de algum tempo da publicação.

1. Caro Nei, permita-me chamá-lo assim! É certo que "no mar, veremos"... estava eu navegando pelas águas infindas dessa rede quando encontrei o seu Blog. Para minha surpresa lá estava meu nome, com link para minha página no Jornal de Poesia do querido Soares Feitosa!! Eu por muito tempo pensei que os poetas não existiam, que eram seres que viviam no limbo, num mundo estacionário entre esse o o outro. Mas desde um tempo tenho tido a alegria de fazer contato com poetas como Soares Feitosa, Helena Ortiz (Jornal Panorama da Palavra) e você meu caro poeta. Comprei o seu livro, já me dei por feliz em poder lê-lo... mas agora até mesmo trocar algumas palavras com você eu posso... Poetas existem!!!!!!! Mesmo que eu não seja nunca poeta, um dia quero ainda ser um ser de livro... quero está num livro... Um forte abraço desse seu leitor...
Celso Brito | Homepage | 03.11.06 - 5:12 pm |

2. Ótimo blog. Parabéns!!! Aproveito para indicar meu site Salada Cultural (www.saladacultural.com.br) com canal exclusivo sobre culinária e gastronomia, mais de 300 receitas, dicas para saúde, mais de 80 artigos e notícias. O Convite está feito. Gostando do site, coloca a gente na sua seção de Links. Abraços, João Veríssimo | Homepage | 02.15.06 - 1:22 pm |

3. Com certeza os brasileiros tem muita coisa a aprender com a história relembrada e contada aqui...Abraços, Everton Gomes | Homepage | 12.19.05 - 2:10 pm | #

4. Nei, você não me conhece, fiz esses dias um blog para poder também começar a colocar a disposição o que tinha guardado em arquivos e na cabeça. Caçando blogs que tratassem de temas dos que o meu começou a tratar, sabe como é, para haver intercâmbio bloguial, achei o seu e gostei muito, se não se importa irei adicioná-lo aos meus favoritos. Eu também não te conhecia, morei algum tempo em POrto Alegre e agora voltei para SP, sou um poetinha em formação, meio sem estilo definido ou idéia do que quero fazer na poesia, mas gosto e tanho escrito com certa frequência. Se puder visite tbm o meu blog. Saudações, espero que possamos trocar algumas experiências.
H. Pimenta | Homepage | 11.24.05 - 1:34 am

5. Parabens pelo blog. Moro na prov. de Alessandria. Mariana Brasil | Homepage | 10.26.05 - 8:21 pm |

6. Ola, Nei Li se artigo sobre o brasileiro Castaneda, e fiquei surpreso. Surpreso por encontrar nele, palavras lúcidas, inteligentes e muito bem colocadas. Percebi na hora que você no mínimo é um admirador do trabalho dele, assim como eu. Mesmo que todos os livros do Casnateda fossem ficção, a obra nao perderia seu valor, cita você. Isto é uma grande verdade. Mas, e eu sei que você sabe disto, tudo que Castaneda mencionou faz parte do universo desconhecido e que nos circunda a eras. Apenas a maioria prefere fazer de conta que ele não esta ali. Passei por aprendizados semelhantes nos ultimos anos nas montanhas dos andes e vivi a lenda pessoal de Castaneda, a minha maneira, em pleno terceiro milênio. Não me surpreendi em saber que tudo aquilo existia, porque ja o sabia na teoria. Fiquei surpreso, sim, por saber que era capaz de obter este conhecimento, cujo qual transformou minha vida. Sem querer parecer misterioso, cito aqui meu nome cujo qual sou conhecido no Peru e Bolívia. Isto o faço porque sou escritor e não desejo tentar parecer sábio aqui. Aliás, nunca escrevi nada assim para quem eu não conhecida. Mas a lucidez de seu artigo me empolgou as 03 horas da madrugada, principalmente por saber que em meio a uma sociedade humana adormecida, algumas xispas divinas de Luz ainda se sobressaem. Luz e Paz... Dom Luiz Gonzalez Escritor | 10.18.05 - 3:28 am | #

7. O Fim do Silêncio - O nosso país tornou-se uma casa sem pai.Com o engodo das Diretas Já, o povo brasileiro submeteu-se a um jugo doloroso.A dita democracia que tanto foi enfatizada, pasmem, hoje é sinônimo de baderna, empobrecimento da nossa língua por meio das manifestações musicais de baixo valor cultural, dentre outros fatores que, sem pudor algum, são transmitidos por meio da comunicação televisiva.E quem, especificamente sofre influência com tudo isso??As nossas crianças, os nossos adolescentes e aqueles que não são capazes de discernirem o contexto político e social em que vivem. O povo brasileiro precisa ser conscientizado do jugo a que está submetido.Adquirir uma nova visão e reivindicar a verdadeira paternidade com princípios morais e éticos elevados; mostrar-lhe o que é realmente democracia.Dói e muito a um pai ver os seus filhos sofrerem. Que neste dia 23 de outubro, "Dia do Aviador", o povo brasileiro comece a reivindicar a verdadeira paternidade com o voto NÃO. Hélio Claro de Oliveira | 10.18.05 - 2:08 am | #

Nenhum comentário:

Postar um comentário