8 de agosto de 2006

A DITADURA CONTINUA


Com seu penteado de Palhaço Bozo, seu ar pedante e o sorrisinho ostentando uma falsa inteligência , Arnaldo Jabor faz o serviço sujo: coloca Lula como representante de um getulismo tardio (segundo suas próprias palavras no Estadão desta terça-feira). Tardio é uma palavra cool, muito considerada em certos meios. Houve uma época em que tudo era tardio, a começar pelo capitalismo. Bozo acha que o atual presidente exerce fascínio sobre os intelectuais por ser populista. É exatamente o contrário. Lula foi a solução contra o que chamavam de populismo getulista. É o anti-Getúlio e seu fascínio veio exatamente por encarnar o anti-getulismo. Lula é populista não por clonar Getúlio, mas por combatê-lo. Foi para isso que foi inventado e colocado no poder. Ele é fruto de uma operação bem sucedida entre o coronelato civil, os pseudo-intelectuais e a ditadura da época militar (hoje estamos na fase civil). O populismo, como disse aqui várias vezes, é uma invenção da direita. Foi criado para varrer o trabalhismo das urnas, via Jânio Quadros e mais tarde, Collor e Lula.

Jabor já tinha escrito a fala do PCC, e não por acaso sua crônica foi considerada de fonte legítima, da liderança do crime organizado. Vocês conhecem esse texto, coloca o crime como a ultra-modernidade contra o estado burocrático, pesado e...populista. Por muito tempo ele combateu o Estado, ajudou a destruir a nação com sua argumentação pseudo- moderna, em que tudo deveria ser privatizado para acabar com as tetas e sanguessugas. Vimos onde tudo isso foi parar.

Agora dá voz ao que ele chama de o Mesmo, que seria o atraso e o primitivismo do Brasil. Combate o atual presidente depois de passar anos babando o ovo de FHC. Só saltou fora quando o pseudo-intelectual babão deu com os burros n´água. Aí vale queimar. O cara já estava estirado mesmo. Sua pregação tem um único objetivo: a volta do tucanato ao poder. Serve, portanto, à atual política café com leite, de eternização do Mesmo. Alimenta o sistema, a ditadura, que precisa dessa oscilação entre partidos para fingir que temos democracia. Lula já queimou todos os seus cartuchos. É hora dos fãs da privatagem voltar.

O Estado precisa se fortalecer. Malha ferroviária moderna agora. Serviços públicos de limpeza pública, infra-estrutura, educação e saúde. Renegociação da dívida interna e externa, juro baixo, intervenção nos lucros do sistema bancário, fim dos impostos sobre emprego, fortalecimento das leis trabalhistas e guerra total à porcariada chinesa. Combate frontal ao crime organizado, ao tráfico de drogas e armas e à impunidade. Fim da censura à imprensa. Redistribuição dos canais de televisão. E incentivo aos serviços voluntários.

Mas o que vemos na campanha? A culpa é sua, não, é de vocês! Fulano disse que disse. Mãos limpas. Nosso partido sim é que é o bom. E por aí vai. Ninguém agüenta mais. Tudo fica igual porque a razão é surrupiada pelos bem-falantes, que nas redes de monopólio deitam e rolam. Irrita o que dizem e os trejeitos que fazem, como esse Bozo sem compostura, considerado a coisinha linda da mídia metida a besta.

RETORNO - A foto é de Marcelo Min.

Nenhum comentário:

Postar um comentário