21 de setembro de 2006

OPOSIÇÃO DENTRO DO IMPÉRIO





O escritor, jornalista e Mestre Moacir Japiassu colocou versos do meu poema Outubro como epígrafe da sua coluna de hoje no Comunique-se. E fez a seguinte nota: " Refúgio do poeta - Leia no Blogstraquis a íntegra do poema de Nei Duclós que encima esta coluna. O poeta, que também é Mestre da prosa, acaba de lançar, pela Editora Empreendedor, o best-seller O Refúgio do Príncipe -- Histórias Sopradas Pelo Vento. Janistraquis lê e, encantado, esquece-se até de trabalhar". Tomara que a generosidade do Mestre e a leitura atenta de seu secretário confirmem mesmo a possibilidade de o livro ser um best-seller. A seguir, o post de hoje.

Nei Duclós

Mesmo um crime perfeito deixa pistas e sobre elas se debruçam alguns criadores do cinema. V de Vingança, baseada na graphic novel de Alan Moore, que se referia ao governo Tatcher, foi adaptada ao século 21, engrossando o caldo dos que acham ser o 11 de setembro de 2001 uma armação do Império para conseguir o que queria. O filme diz isso de maneira indireta, trocando atentados e protagonistas, mas o recado está na cara: a atual ditadura mundial foi viabilizada pelo medo implantado a partir do terror. V, o personagem do filme, é um terrorista vingativo, mas de bons propósitos. É tão anglo-saxão que o filme cumpre a escrita e bate pesado na Igreja Católica, o que já é lugar comum no cinema gringo. É de se perguntar para que e para quem serve este tipo de oposição dentro do Império, que passa ao largo das teses da esquerda e procura uma denúncia dentro dos moldes do superespetáculo: clara, indireta, inócua?

MANIPULAÇÃO - Depois que Michael Moore também disse com quase todas as letras que havia algo de podre no 11 de setembro, insinuando que Bush estava amarrado aos sauditas e à família Bin Laden, e tudo o que ele falou foi inútil pois Bush se reelegeu, nos perguntamos se o cinema hollywoodiano teria cacife para remar contra a corrente e peitar o cerco que se fecha sobre a arte. A inspiração na graphic novel, que é uma peça de resistência à idiotização dos comics e que desmascara os limites entre arte e cultura de massa, não é uma coincidência. Faz parte dessa briga surda de artistas que procuram manter sua integridade, mas não querem ou não sabem trair os princípios do grande comércio instaurado no cinema. Os irmãos Wachoswki, responsáveis pela produção e o roteiro de V, são os mesmos de Matrix: o recado é que toda a mídia (o filme bate pesado na televisão e seus noticiários e comentaristas) está voltada para a manipulação. Não há liberdade, mas denunciar isso na forma de um filme como V é a saída?

PESADELO - Costa-Gravas tenta fazer sua parte com O Corte, que é um exagero sobre a atual concorrência excludente do mundo competitivo: um desempregado sai matando seus concorrentes para conseguir uma vaga. Como V, o filme de Costa-Gravas (que nos deu o magnifgico Missing, sobre o golpe do Chile de 1973, o outro 11 de setembro) é hiper realista. Apesar dos bairros certinhos, das casinhas arrumadas, dos automóveis do ano, há algo sinistro em tudo o que os personagens fazem, e a história em geral não nenhuma verossimilhança. Foge-se do real, que escapou também da realidade. Se a realidade é uma fantasmagoria, como quer Matrix, nada melhor do que denunciar isso por meio do exagero. Tudo em V usa o real e o transforma em pesadelo. Tudo em O Corte usa o pesadelo para denunciar a realidade. Costa-Gravas consegue um happy end do avesso, pois o pretendente consegue o emprego que queria. E V também consegue seu intento: promover uma revolução explodindo o Parlamento britânico e convocando a massa para a insurreição (mas isso tem um preço).

NATALIE - Em V, vemos novamente essa estupenda atriz que é a israelense Natalie Portman, que nos deslumbrou já no seu primeiro filme, O profissional, quando tinha apenas 13 anos. Depois, foi indicado a um Oscar por seu papel em Closer. Ocupou um espaço regular em Star Warz, que queria apenas sua estampa e não seu enorme talento e agora nos brinda com uma performance arrasadora em V. Natalie Portman é uma estrela maior na atual galeria de grandes atrizes.

RETORNO - Dados sobre os filmes citados: gosto do site adorocinema, que traz boas fotos e uma sinopse completa. Nos meus posts, apresento créditos, quando apresento, de maneira superselecionada. Para economizar olho do leitor, que dispõe de todos os recursos para ir atrás da informação que lhe interessar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário