29 de setembro de 2006

RESPOSTAS AO "POR QUE NÃO?"





A pergunta de Caetano Veloso, "por que não?", que é mais um aviso de que uma dúvida, transformou-se, sem a concordância do autor, acredito, no coringa de uma situação de ruínas. Tudo pode, por que não? Como estamos em vésperas de não-eleições, em que a ditadura se mobiliza para obrigar os cidadãos a comparecerem nas urnas eletrônicas sob pena de castigo e punição, em que são oferecidos para o voto inútil todo tipo de sujeito, elenquei algumas respostas à celebre questão. Assim, quando fizerem algo reprovável, ou quando emitirem a pergunta, você terá na algibeira uma série de contrapontos que aqui sirvo a la carte.

Então a pergunta é: Por que não? A resposta pode ser:

Porque vai prejudicar os outros.

Porque é anti-ético.

Porque contraria a lei.

Porque vai ter conseqüências nefastas.

Porque não foi para isso que fomos criados.

Porque você vai jogar fora sua vida.

Porque é imoral.

Porque vai dar mau exemplo.

Porque vai identificar você com o que há de pior na humanidade.

Porque isso é roubo.

Porque é mentira.

Porque não há, ou não deveria haver, espaço de manobra para a sacanagem.

Porque isso, aparentemente, é legal ou cool (que significa: quase-cu), mas no fundo é pernicioso.

Porque você vai se arrepender.

Porque há outras alternativas.


Invente sua própria resposta. Existem inúmeras.

CORDEIRINHO - E falando ainda de eleições: liguei por 30 segundos (mais, mata) a TV aberta (a vitrine do falso marketing) e lá estava o Alexandre Garcia perorando sua catequese para o bruto gentio. Garcia faz aquela cara de Catão que parece conclamar as gentes com um antigo chamamento de anedota, povos e povas que me ovais. Ele instava o telespectador a deixar de ser cordeirinho. Que todos nós deveríamos nos transformar num patrão (e como ele enche a boca ao dizer esta palavra) rigoroso dos eleitos.

Cate coquinho, Garcia. As figuras colocadas para serem votadas não merecem voto nenhum. É tudo carta marcada. Que opção temos? E com o mandato na mão, o sujeito eleito vai pagar a campanha cara onde ele se meteu e deixar de lado o cidadão, como comprovam décadas de ditadura. Não é porque você, que faz parte desse sistema de manipulação da opinião pública, finge ser um irascível que vamos todos obedientemente seguir tuas palavras. E o pior é a cara que ele faz, com aquela ameaça de barba bíblica, o cenho carregado de coronelão e o tom didático de quem fala para analfabetos. Cordeirinho é quem me diz. Alexandre Garcia serve a todos os poderes, desde a época dos militares.

JÁ PERDEU - Cristóvão Buarque, o enclave petista no trabalhismo, assumiu que vai perder. Disse que ia transformar sua campanha eleitoral numa campanha a favor da educação. Declarar publicamente a derrota antes de o povo ir às urnas é mais um sinal evidente de que estamos numa ditadura, numa falsa democracia de cartas marcadas. Até quando, trabalhistas, deixaremos que os outros venham se assenhorar do cacife político do Brasil soberano?

RETORNO - Imagem de hoje: garoto atirado na calçada enquanto pedestres passam, indiferentes, por Marcelo Min, que está muito bem casado e passa lua-de-mel em Buenos Aires.

Nenhum comentário:

Postar um comentário