5 de outubro de 2006

FORÇAS ARMADAS NA FRONTEIRA





Os americanos do Legacy talvez tenham acreditado que aqui é um não-lugar, onde pululam macacos a muquequear o peito fazendo som de tambor. Parece que estavam muito à vontade naquele vôo fatídico. Desligaram o rádio e outros equipamentos e não davam satisfação a ninguém. Tiveram uma surpresa quando viram as Forças Armadas brasileiras agir e a polícia federal confiscar seus passaportes, iniciando intensa investigação sobre as causas do acidente do Boeing da Gol. Gostei de ver a FAB no resgate, toda a operação montada e a maneira como está sendo encaminhado o processo.

MISTÉRIOS - País continental precisa de Forças Armadas. Aqui não é Montecarlo ou Macau. Somos proprietários de um sexto do planeta e a pergunta é: se os americanos não respondiam ao rádio, estariam fazendo uma operação clandestina? Saberíamos da comercialização do jato da Embraer se não houvesse o acidente? Os caras compram o avião, saem que nem loucos Amazônia a fora (onde existem FFAA brasileiras atuantes), bate num vôo comercial com 155 passageiros e ainda querem culpar o comando aéreo. Temos qualidade no ramo. Ontem, o Jornal da Globo mostrou nossos pilotos ocupando seus postos na China, que compra mais avião do que a velocidade de formar gente especializada na operação.

GARBO - Vejo vídeo da parada de Sete de Setembro em 1952, e a música, o garbo, a beleza do evento, repleta de povo assistindo, me resgata momentos da infância, quando todo o Brasil era assim. Alguém ao meu lado comenta que era uma demonstração de força do presidente Getúlio Vargas. Repliquei dizendo que naquele ano Getúlio estava no cargo graças às eleições diretas e que as Forças Armadas eram queridas pelo povo, antes que 1964 fizessem um estrago. Hoje, o prestígio continua, pois a ditadura civil conseguiu ser pior do que a ditadura na época dos militares. No mesmo site, leio que Getúlio intervinha na economia, na indústria. Não havia indústria antes de Getúlio, portanto ele não fez intervenção nenhuma, ele inventou. Hoje, se você fizer uma política de intervenção no parque fabril, então podemos invocar essa palavra. Mas éramos uma roça antes de Getúlio subsidiar a indústria e os trabalhadores.

GOLPE - O grande presidente foi deposto em 1945 quando uma porção as Forças Armada, alinhada com os EUA, venceu o jogo de forças contra as outras correntes, especialmente a nacionalista. Em 1964, o golpe foi para colocar o Brasil inteiramente nas mãos do imperialismo, só que muitos militares não acreditavam nisso, e não acreditam até hoje. O golpe ficou sendo um paradigma de intervenção na política a pedido da sociedade. Foi o mau uso do clamor de contingentes da classe média. No Brasil, tudo se mistura.

ENCLAVE - É batata: chega o segundo turno, e os petistas começam a puxar o saco dos trabalhistas. Fizeram esse jogo de cena o tempo todo, enrolando Brizola até não mais poder, quando explicitamente o desprezavam. O primeiro sinal é que começam de novo a falar bem de Getúlio. Querem que o enclave deles no PDT, Cristóvão Buarque, se alinhe com o atual governo nas eleições de 29 de outubro (por coincidência, aniversário do golpe de 1945). Se os trabalhistas oficiais (que adoram perder eleição) se alinharem com o governo do traidor, estarão cavando mais fundo o buraco onde se meteram. Façam o seguinte: procurem quadros verdadeiros do trabalhismo, convoque-os e faça-os militar pela boa causa. Tem muito o que fazer, a começar pelo esclarecimento necessário de vários episódios da História do Brasil. As novas gerações estão envenenadas pela calúnia histórica contra Getúlio, e agora que a verdade está vindo à tona, os bandidos de sempre começam a perorar suas arengas, querendo remendar a bandalheira. Tarde piaram. São culpados por destruírem o trabalhismo e por tentarem novamente usá-lo para seus benefício.

GULA - A ditadura civil está a pleno vapor. Tem uma tal barreira que será aplicada no Congresso e que só contempla os partidos maiores, deixando de fora até o PDT. Tudo depende da interpretação do TSE, que tem ministro falando pausadamente com a boca mole, como a deitar conhecimento sobre o gentio. O PV pode ser engolido pelo PPS, a nova sigla do velho Partidão. É assim que a ditadura funciona: faz tudo para não ser ameaçada pela verdadeira democracia.

RETORNO - A Amazônia me invoca. Quase 80 por cento dos votos para o atual presidente? Está chegando perto do índice do Sadam Hussein quando estava no poder. Ninguém acha estranho? Não? Ninguém pergunta nada?

Nenhum comentário:

Postar um comentário