12 de outubro de 2006

PESQUISA INFLUENCIA CAMPANHA




Técnica do Ibope reconhece, no Globo Online, que a pesquisa influencia a campanha, pois com o resultado, diz ela, o candidato tem condições de arrecadar mais, entre outras vantagens. Mas diz também que o eleitor não é influenciado (eu diria manipulado) pelo resultado, o que é um contrasenso. Se ela admite que influi na performance do candidato, por que não vai influir também no voto final? É certo que os eleitores, diante das pesquisas, acabam decidindo seu voto (votam útil, o voto de cabresto). O jornal presta um bom serviço aos internautas, ao colocar alguns áudios sobre o assunto, além de outros, como a sabatina de Lula, o depoimento de Gabeira contra o voto nulo etc. A Data Folha rebate as críticas de Alckmin dizendo que todo o candidato em desvantagem nas pesquisas faz o mesmo tipo de reclamação. Mas que as pesquisas erraram feio nestas eleições, erraram. Os técnicos falam em metodologia do fluxo (pegar gente andando pela rua e perguntar o voto), o face a face, a pesquisa a domicílio etc. Não se pode negar o que os técnicos fazem. O que pega é o resultado, a divulgação oficial. Aí entram os interesses, não há dúvida. E se não entram, acabam ajudando a manipulação. A saída é proibir pesquisa eleitoral.

MEMÓRIA - Vamos ler o que a Wikipédia diz sobre o novo grande aliado de Lula: "Delfim Netto durante o regime militar foi ministro da Fazenda entre 1967 e 1974, ministro da Agricultura em 1979, ministro do planejamento entre 1979 e 1985 do governo do Presidente João Baptista de Oliveira Figueiredo, embaixador do Brasil na França. Após a redemocratização está em sua terceira legislatura como deputado federal. Em 2005 abandonou o Partido Progressista e ingressou no PMDB, o que gerou protestos da base peemedebistas, em parte pela forte ligação do atual deputado federal com a ditadura militar, mas também por ter sido ministro da fazenda durante o período de enorme endividamento externo, período conhecido como Milagre Econômico". Todo mundo sabe o que foi o tal milagre: endividamento crescente, arrocho na economia (inflação artificial de 12 por cento ao ano), superconcentração de renda, alinhamento sem limites ao imperialismo (ich, que palavra fora de moda). Pois é esse sujeito que vem ao palanque defender a reeleição do atual presidente.

MEIAS VERDADES - No Globo online, Lula se diz favorável à privatização da Dutra, por exemplo, que ele não considera estratégica. Porque, diz, o dinheiro arrecadado na Dutra vai para a estrada, que é a fonte de renda. Mas é contra as priovatizações em segmentos estratégicos. Se uma estrada como a Dutra não é estratégica, então nada mais é. O que significa a posição de Lula? Que ele, conforme sopra o vento, pode sewr a favor da interferência da iniciativa privada no estado. São todos farinha do mesmo saco. Outra coisa que disse é que não pode colocar Getúlio Vargas como parâmetro (apesar de toda hora querer se comparar a ele), nem com Floriano Peixoto. Como se Getulio, o inventor do Brasil moderno, fosse a mesma coisa do que Peixoto. Só porque pertencem ao passado não quer dizer que sejam a mesma coisa, que não devam servir como parâmetro. Pois deveria aprender lições de soberania com o grande presidente. O país sairia ganhando.

BADULAQUES - Hoje é dia da Criança e de Nossa Senhora Aparecida. Diz o telejornal que esperam hoje em Aparecida 390 mil visitantes. Por que não 400 mil ou 380 mil? Não, 390 cravados. Que coisa. Como sabem tudo, nos mínimos detalhes, e com antecedência! O apresentador e seus coadjuvantes (os que ficam no link confirmando as versões) representam o poder sem limites da ditadura. Eles são o porta-voz da grande manipulação geral. Nos intervalos, o massacre da publicidade, hegemônica em tudo. O poder dado ao marketing é um escândalo no Brasil. Usam as concessões públicas para uma vitrina de badulaques. E para recados sobre a tal democracia.

RETORNO - Imagem de hoje: Bombeiros em Pinda, de Hélcio Toth. O artista/repórter informa: "Incêndio na redação do Jornal da Mulher e escritório de advocacia, em PIndamonhangaba, movimenta o bairro de São Benedito. Mais informações leia o Jornal da Cidade, ed. de sábado 07/10/2006 e 08/10/2006".

Nenhum comentário:

Postar um comentário