14 de junho de 2007

RELAXA E GOZA


Por ter vindo ao mundo a passeio, a atual ministra do Turismo sugeriu aos passageiros retidos nos aeroportos relaxar e gozar e assim esquecer os transtornos (depois, pressionada pela repercussão, pediu desculpas). Deve ser o que ela faz o tempo todo. Bem relaxadinha, montada no dinheiro público, Marta Suplicy adora gozar com a nossa cara. Ela é a cara deste governo. No mesmo evento em que Martinha mandou os passageiros às favas, o presidente Lula disse que a imprensa vive mostrando o lado ruim de regiões com belezas naturais de forte apelo turístico, como é o caso dos estados nordestinos. Para ele, precisamos mudar nosso estado de espírito. Talvez seja então preciso manter o nível de orgasmo múltiplo para que o turismo vá em frente.

A imprensa só fala em morte, segundo Lula. Isso faz com o que o turista resolva ficar em casa. Mas as pessoas viajam mesmo com o noticiário ruim. O que realmente atrapalha não são as reportagens sobre os crimes, mas exatamente o que Marta fez pouco, o atraso nos aeroportos. Se eu for sair de férias e sou obrigado a dormir no chão frio de Cumbica, então dá licença, prefiro o sofazão da sala. Não dá para relaxar e muito menos gozar.

Viajei muito pouco de avião de um ano para cá. Mas por mais de uma vez fui obrigado a esperar demais, pegar avião de madrugada, ficar em dúvida se volto para casa ou sigo em frente. O que me segurou na determinação de voar foram os compromissos. Lula falou que os pobres precisam ter acesso aos vôos, o que é correto, mas esquece que o ar é limitado, já que não se pode coalhar o espaço aéreo com milhões de aeronaves, enquanto a viação férrea comporta um número infinito de passageiros.

Parece que agora vão fazer o tal trem bala entre Rio e São Paulo. Foram angariar fundos no Exterior. Mas para quê, meu Deus? Por que os coreanos, os espanhóis, os americanos precisam entrar com a bufunfa para permitir que eu pegue trem em vez de avião? É que nossa verdadeira moeda é a dívida. Vejam o crescimento de 4,3% no trimestre, em relação a 2006. Por que ele é tão significativo? Porque o crédito ficou fácil e farto, segundo o noticiário. Ou seja, o importante é que os índices apontem algum movimento, não importa o buraco que todos estamos cavando. Talvez seja para incrementar o turismo.

A comentarista econômica do Bom Dia Brasil tece longa consideração a favor do índice de 4,3% , dizendo que há 14 semanas o consumo cresce. Um pouco antes, na matéria sobre o aumento dos preços nos hortifruti, mais de uma pessoa disse: estou comprando menos. Claro, uma coisa nada tem a ver com a outra, segundo a lógica perversa das estatísticas. Trabalha-se com médias. Gostaria de saber onde estão as pessoas na faixa das médias. Pois gente real ou está nos que compram sem olhar o preço ou nos que contam moedas. O equilíbrio social não existe, é apenas um dado matemático, para insuflar o noticiário, que deverá ser mais otimista, segundo sugestão do próprio presidente.

O Brasil é pura perda de tempo. As câmaras e os flashes iluminam a cara de um deputado estadual (ou vereador), que, aproveitando a exposição na mídia, faz longa pergunta a um dos acusados do escândalo da moeda verde, os caras que pagavam as licenças ambientais para construir seus megaprojetos. O acusado escuta com o cenho carregado, atrás de sua barba hirsuta e então começa a negar veementemente. Dali a pouco, cenas de suspeitos sendo levados para fora das celas por seus advogados. Já sabemos onde tudo isso vai dar.

Mas precisamos mudar nosso estado de espírito. Uma boa notícia é que a revolução de 1924 no Rio Grande do Sul será enfim filmada. Eis um grande assunto para o cinema. O roteiro é de Tabajara Ruas, baseado no romance “Os Senhores da Guerra”, de José Antonio Severo, que irá dirigir o filme. Vai correr bala. Depois não digam que não avisei.


RETORNO - 1. Imagem de hoje: Namorados, de Marcelo Min. Para variar, fotaça. .

Nenhum comentário:

Postar um comentário