6 de outubro de 2007

TEM DEMOCRACIA PARA TODOS



Vejo o auditório lotado de figuras provectas e antiqüíssimas, super-atentas ao gigantesco juiz que profere algo sobre o que realmente interessa à platéia: se o mandato pertence ao político ou ao partido. Não existe essa concentração, essa vontade de escutar e seguir milimetricamente um assunto quando se trata do que os políticos mais comentam em tempos de campanha, ou seja, a tal de educação, saúde...Eles querem saber se podem pular de galho em galho ou não. O resto vem atrás. Aí o grande tribunal resolve que o partido é quem possui o mandato. Não deveria ser esse o veredicto, pois o mandato pertence ao eleitor, que é seu legítimo dono.

Hoje, no Brasil, o eleitor se desfaz do poder quando coloca seu voto na urna. É o que chamam de democracia. Depois de perder o poder, o votante ainda tem que aturar os apresentadores e comentaristas despejando catequeses sobre como somos responsáveis pelo que o sujeito faz em Brasília. Ou seja, não te oferecem alternativas e ainda te cobram. É assim que funciona. Já sabemos a solução para tudo. Se você for pego com a boca na botija, não hesite, diga logo: "Isso faz parte do jogo democrático".

Se o seu lugar tenente for indiciado como o principal falcatrueiro de banco regional e se você é pré-canditato a presidente e ainda tiver aquela boquinha de bem nascido, que é espichada toda vez que sai em defesa da destruição do rio São Francisco, diga como seu chefe: “Não tenho nada a ver com isso. A democracia é assim mesmo”. Tudo é democracia. São uma espécie de gigolôs da ditadura. Usam a palavra democracia porque a ditadura pertenceria ao passado. Vai nessa.

A CPMF é justa porque todo mundo paga, diz o presidente. Mas todo mundo paga tudo que é imposto, basta ficar em casa tomando café ou sair à rua para pegar a condução. Todo imposto (no caso brasileiro, extorsivo) então é democrático. Se for democrático, pode. Por exemplo: se alguém sair matando todo mundo, está liberado. Faz parte da democracia.

Se você se insurgir, brigar, reclamar, pressionar, denunciar de verdade, então você é anti-democracia. Tsk tsk tsk. Quem diria. Você, um cara culto, vem agora ser contra a democracia. Um sistema que entrega a floresta para a iniciativa privada, que devasta o Mato Grosso inteiro, que planta soja e milho nos terrenos que por lei deveria preservar, que vai transformar o Rio Grande do Sul numa grande plantation para movimentar os automóveis dos países ricos, que devastou o cerrado, que entregou todos os bancos públicos aos banqueiros, é profundamente democrático. Tem merda para todos.

Vemos como se intensifica a crueldade contra a infância. Primeiro matavam os jovens, depois os adolescentes, depois as crianças. Agora estão matando bebês, jogando os rebentos nas águas poluídas dos arroios, abandonando semi-mortos em lixões, cada vez com mais freqüência. É o Brasil sem futuro, que suicidou-se, que não tem soberania, que renega seu berço, que não assume a dor de criar um filho nesta democracia em que está todo mundo saindo da pobreza, comprando cada vez mais, se enchendo de quinquilharias chinesas, enquanto falam sem parar em agregar valor e em qualidade de vida.

Se você coloca na praça um supérfluo e paga os tubos em publicidade para todo mundo consumir, e para isso destrói o ambiente e suja o chão nacional, se você faz tudo isso com dinheiro subsidiado, tungado de quem está entalado nos ônibus e favelas, se você participa de grandes eventos coloridos cheios da nota e para isso precisa se locomover de helicóptero, então você é democrático até o osso. Seja de qual partido for. Acene para a platéia. Estão todos de olho no seu lugar.

RETORNO - Imagem de hoje: anta corre no Mato Grosso devastado, de Marcelo Min.

Nenhum comentário:

Postar um comentário