24 de maio de 2008

O CRIME DA VÍTIMA


Vejo a Guarda Costeira da Austrália salvar um casal de mergulhadores que tinha se perdido do barco de apoio. Acharam porque são profissionais competentes e fazem parte de uma instituição permanente, mobilizada, eficiente. Acharam também porque não teve nenhum boi corneta colocando a culpa nas vítimas. Não houve uma comoção nacional berrando: “Mas que trouxas, mergulharam e se perderam do barco de apoio! Merecem mesmo se afogar”. Nada disso. Houve uma mobilização para que os dois fossem encontrados. Estavam a 12 quilômetros da costa, num mar infestado de tubarões. Aqui sabemos o que aconteceu com o padre Adelir Antonio de Carli, que resolveu voar com balões.

Choveram impropérios contra o padre, chamaram o cara de tudo, de imbecil, despreparado, exibicionista. Não sabia nem operar um GPS! Ora, ora, ora gritaram em coro milhões de especialistas em GPS. Houve destaque para a turma do “não te disse? eu avisei!”. Apareceram os scholars da situação, os sabichões, os que advertiram. Teve também o bispo, que se eximiu de toda culpa, dizendo que o padre voador era teimoso e fazia o que achava que deveria fazer. Ou seja, o padre deveria pagar mesmo pela bobagem que cometeu, levantando vôo em plena tempestade.

Quando começaram a procurar a vítima, perdida por uma série de causas, como a mudança do vento, o excesso de altura alcançado pelo conjunto de balões, o pouco treino do piloto, imediatamente fizeram as contas. Aquele padre burro já tinha gastado 500 mil reais do dinheiro público. Dinheiro nosso, vejam. O padre, além de vaidoso e irresponsável, ainda era o sumidouro de impostos.

Depois, quando encontraram os balões boiando no mar, foi a gargalhada geral. Esses balões apareceram em inúmeras charges. Vi uma que colocava o padre entre os personagens do seriado Lost. Outro em que os balões coloridos faziam parte do sistema solar, e estavam situados além de Plutão. O imbecil da vítima se perdeu, foi para o fundo do mar usando aquela ridícula roupa de alumínio, vejam que idiota. O alumínio só faz aumentar a hipotermia, diziam os doutores em ciência termostática.

O padre caiu no mar ou então se perdeu na mata. Mas isso não importa. O que impoprta é que ele não merecia ser achado, deveria mesmo sumir para sempre, para deixar de ser besta. Queria chamar a atenção, está aí, foi voando em direção ao Salvador. É uma série gigantesca de impropérios e barbaridades contra alguém que simplesmente deveria ser achado, independente do que fez ou deixou de fazer. Se perdeu, atrás dele e já. E não desistam no terceiro dia. Pois a série de críticas significou uma desistência a priori. Para que achar se o cara é culpado?

Aqui é assim. Foi roubado? Bem feito, quem manda. Foi assassinado? Alguma ele fez. Foi preso injustamente? Eu sabia! Está desempregado? Sempre foi vagabundo. Pediu dinheiro emprestado? Tem vocação para perdedor. Reclamou? Não passa de um chorão. Caiu? Qua quá quá, que engraçado. Se perdeu na trilha? Filhinho de papai. Se acidentou? Preencha antes o formulário. Precisa de transplante? Morra na fila.

Não somos uma nação, mas um amontoado, uma cambada. A solidariedade serve de moeda corrente para o marketing políticamente correto. Sobra gente correndo em câmara lenta para o abraço. Está assim de pai de margarina e filhões cheios de lições para ministrar. Não temos uma Guarda Costeira mobilizada, eficiente, série, apesar dos oito mil quilômetros de costa. Não temos uma polícia confiável. Não temos um governo de verdade, só títeres nos braços dos estrangeiros. “Nós, os progressistas”, dizia um energúmeno dias atrás na televisão. A política é de mentirinha. As posições ideológicas são de ocasião, quando existe. Não criamos líderes para o futuro, apenas insubordinados xingadores oportunistas.

Quando morre alguém como Jefferson Peres, quem fica em frente às câmaras para falar da ética e da correção do ilustre morto? Exatamente os canalhas que usam dinheiro público para ir ao enterro. Comprem a própria passagem, seus!

RETORNO - Façam um teste: coloquem "padre voador" no setor de imagens do Google. Existe uma infindável série de gozações. Prefiro a imagem de hoje, que reflete a tragédia pessoal do padre, que cometia o grande pecado de desenvolver um trabalho social sério e deicidiu usar a mídia para chamar a atenção para seu projeto. BBB pode. Padre Carli, não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário