19 de novembro de 2008

O QUE VAI PELO MUNDO


Esse era o título de uma seção das Atualidades Francesas, quando existiam Atualidades Francesas. Era no tempo da Panair, tema de documentário completo que está estreando este mês. Agora, vão reclamar para o bispo. A ditadura destruiu a Panair, e como a ditadura continua, a Panair não foi "anistiada” nem voltou à ativa. Sucatearam as empresas brasileiras, como Transbrasil, Vasp, Varig e abriram as comportas para gigantes como a American Airlines, por mais que o Brizola tivesse avisado (mas quem dava bola?).

O casal de artistas Dudu Nobre e Adriana Bom Bom foi enxovalhado pela tripulação da AA num vôo. O comissário de bordo chamou Nobre de macaco. É isso que dá, entregar a soberania. Ninguém respeita. O cidadão, que nada tem a ver com isso, paga. Mas Nobre promete revidar até o fim, na Justiça. Vamos ver.

Falo em Panair anistiada porque, bem como notou Paulo Moreira Leite, Diretor da Sucursal de Brasília da revista Época, no seu blog, anistiaram Jango, quando o presidente deposto é quem deveria anistiar quem hoje o anistia. No blog de PML, fui homenageado por ele com carinhosa manifestação: "Caros: registro aqui neste blogue a presença do grande jornalista Nei Duclós, mestre dos bons — na profissão e na vida".

A subprime, o crédito podre inventado pelos americanos para convencer as pessoas a continuarem comprando imóveis depois que o símbolo do mercado imobiliário, as Torres Gêmeas, foram para as picas, está sendo suprimida do agronegócio. Isso gera inadimplência geral e as máquinas colheitadeiras, compradas todas a prazo, estão sendo recolhidas pelos bancos. Agiotagem antigamente era crime. Hoje é lei.

Folheio Caras na sala de espera do dentista e vejo o passado absoluto, acontecido dias atrás. Atriz famosa e passadaça que saiu na capa várias vezes exibindo seu marido moço e saradão hoje só sai com oito seguranças, porque tem medo que o ex (o mesmo moço poderoso) a pegue na saída. Casal formado por ator longevo e mulher jovem brinca de esguicho num jardim de delícias, mas é o mesmo casal que se separou logo depois porque ela queria ter filho e ele, claro, não. Galã glamouroso que exibia seu olhar sampacu para as frangas nas páginas coloridas agora está internado com problemas de saúde provocado pela dependência das drogas.

Luana Piovanni , em Caras, beija o cara que hoje é ex. Confessa agora que se arrepende da relação. Luana briga com produtora da Globo. Parece que destratou a outra porque queria comida light. Luana desperdiça talento e beleza. Perde tempo, seu tempo, que até agora esteve a seu favor. Estrela é poder dizer para milhões de pessoas: sou apenas uma pessoa comum. E não: me tratem como rainha! Soberba não dá estrelato para ninguém. Isso se as queixas contra Luana forem procedentes. Se não forem, parem de perseguir a guria!

Recebo pelo correio o livro Navegando pelo Rio Grande, de Geraldo Hasse (JÁ Editores). Importante e extensa reportagem, fartamente ilustrada, do nosso jornalista morador do município de Osorio, no litoral riograndense, e que bate o bumbo na imprensa de todo o país. De cara, me desasna, pois sempre achei que Rio Grande vinha do rio da Prata e Geraldo, amparado por séria documentação, nos garante que a Lagoa dos Patos é que era o Rio Grande de São Pedro original. Em Uruguaiana, Geraldo visitou o Museu do Rio Uruguai, que eu pretendo também conhecer quando for, se tudo der certo, na próxima semana para a Feira do Livro da minha terra.

RETORNO - 1. Imagem de hoje: tripulação da Panair do Brasil, onde as pessoas eram tratadas com consideração e respeito. "Coincidência": isso acontecia na Era Vargas. Foi, por isso, punida pelo golpe de 1964, que continua em vigor. 2. A magnífica revista cultural on-line Cronopios, editada por Edson Cruz, publica, com chamada de capa, meu texto Galo inventa a manhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário