30 de janeiro de 2009

MENTIRAS PARA ESTUDANTES


As aulas se aproximam e vamos colocar em ítens algumas mentiras recorrentes para os estudantes, armadilhas que os prendem ao vazio da vida e à falta de perspectivas. Pois a mentira oficializada num púlpito de professor, num texto impresso distribuído na classe, ou imposta em vestibulares, é muito mais prejudicial do que qualquer outra.

ESTAMOS NUMA DEMOCRACIA - Não estamos. Continuamos numa ditadura, a mesma de 1964, pautada pela ciranda financeira, o arrocho econômico, a má distribuição de renda, a falta de soberania, o sistema político engessado, as campanhas eleitorais manipuladas, a transformação do jornalismo em entretenimento, os assassinatos de repórteres, a violência em massa, as medidas provisórias, o Sarney no Senado e por aí vai.

CADA UM ESCREVE COMO QUER - Quando o professor disser que tudo pode na linguagem, que a língua falada e escrita no Brasil é a casa da mãe Joana, e que cada um usa o miguchês (aquele patuá que dissemina coisas como huahuahua) que bem entender, que isso é legal, cool e revolucionário, não acredite. A verdadeira revolução é a vida civilizada e esta está fundada no uso da língua culta, a que foi formatada pelos grandes mestres e deve ser estudada todos os dias para que possamos conviver em paz na diferença.

TODA DITADURA É GETULISTA - Mentira. Getúlio Vargas não é o que pintam. O regime de 1964, que ainda está em vigor, foi implantado para desconstruir o Brasil Soberano, obra de Getúlio Vargas, desenvolvido desde 1930 e que gerou o ambiente propício para o surgimento da maior massa de gênios da civilização brasileira. Quando falarem da era Vargas, diga: a Era Vargas é aquele período no Brasil em que o Carlos Drummond de Andrade era chefe de gabinete do Ministério de Educação e Cultura.

O BRASIL FAZ PARTE DO PLANETA - Não faz. O Brasil é uma construção histórica e cultural, uma obra humana, portanto não está rolando no espaço sideral para o deslumbramento dos babacas e a cobiça dos piratas. Quem faz parte do planeta é o Pólo Sul, o alto mar, o céu estrelado. O resto são nações com fronteiras bem resguardadas, a não ser claro, as do Brasil, que são uma peneira por onde passa boi, passa boiada. Entra lá nos Estados Unidos e diz que eles são do planeta, vai. Planeta são os outros.

NO BRASIL NÃO HOUVE GUERRA - O Brasil é fruto da guerra, da longa luta dos nossos ancestrais num feito memorável, a conquista de oito milhões e meio de quilômetros quadrados de território. Obra realizada no muque, na estratégia guerreira e na diplomacia fundada na soberania nacional. Guerreamos contra holandeses, franceses, portugueses, espanhóis, paraguaios, argentinos, uruguaios. Peitamos ingleses e fomos até a Europa matar soldados fascistas e nazistas. No Brasil houve muita guerra e ainda há, basta olhar em torno. Só que a guerra atual é obra perversa do regime político que nos governa.

A COLONIZAÇÃO É OBRA DE MIGRANTES EUROPEUS - Mentira. Os índios ensinaram os portugueses a sobreviver na selva, os índios ensinaram os açorianos, os índios cruzaram com os alemães, os índios estão por toda parte, no nariz batata do alemão batata, na pele morena dos descendentes europeus. Ao mesmo tempo, os negros fizeram todo o serviço colonizador, construíram as casas, as cidades, plantaram, colheram, transportaram, limparam a sujeira alheia. Foram os índios, foram os negros e foram os mestiços. Os que vieram depois ganharam o crédito. Portanto, é mentira. Acredite: quem migrou para o Brasil em 1824, como os alemães, quando pisou aqui no Brasil já não era mais alemão, era brasileiro. Então, não adianta dizer que é alemão depois de 200 anos de Brasil.

VOCÊ PRECISA LER ESSES AUTORES - Não acredite em listas de autores contemporâneos. Todos esses que aí estão badalados pela mídia são superados por centenas de outros autores que ficam na sombra. Então o que existe é a grande diversidade de talento no Brasil. As figurinhas carimbadas, que estão em tudo que é evento pontificando, esses são de segundo e terceiro time. Os melhores ficarão e só serão descobertos depois que a canalha que vive de incensar os fakes morrer. É sempre assim. Na dúvida, leia os grandes clássicos, antigos e modernos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário