31 de março de 2009

GOVERNOS E FALAS DA IDIOTIA


Arrependido de estar sempre longe do noticiário, às vezes resolvo dar uma blitz nas hard news. Fico então espantado.

MOTO MATA MAIS DO QUE CIGARRO – Reduziram a zero o IPI das motos e aumentaram o imposto de cigarros. Isso ajuda a entulhar as ruas de energúmenos roncadores e estimula a produção e contrabando de cigarro falsificado do Paraguai. As pessoas deixam de fumar, mas te chucham nas ruas e estradas tentando passar por cima, ou te caçam por todo o canto com seus zumbidos de duas rodas.

PAU NA PRODUÇÃO - Obama, que afinou com a especulação financeira, despejando trilhão de dólares para as agências premiarem seus executivos, agora fala grosso contra as montadoras. Deu 60 dias para a GM se recuperar. Os chineses, com seus carros descartáveis, esfregam as mãos. O Japão, a Coréia e agora a China enterram de vez a tradicional indústria americana. Não que alguma dessas preste. Deveria tudo virar sucata mesmo, que é o que acontece no final.

ARGUMENTAÇÃO LÓGICA - O comentarista econômico da Globo diz que a Chrisler e a GM são competitivas produzindo carros, mas não são ao pagar benefícios aos funcionários. Esse é o grande problema do capitalismo predatório, defendido com unhas e dentes pelos jornalistas da Globo: tem gente envolvida nisso! Que lástima. O ideal seria se os trabalhadores acabassem fazendo parte do motor. Sumiriam junto com a fumaça.

OLHOS AZUIS - A socióloga Maria Lucia Victor Barbosa comentou o encontro oficial de Lula da Silva com o primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, quando o primeiro mandatário da ex-nação brasileira disse que a "crise é causada por comportamentos irracionais de gente branca de olhos azuis que antes da crise parecia que sabia tudo e agora demonstra não saber nada". Diz a socióloga: “Acontece que existem banqueiros negros, como Stan O’Neil, ex-presidente do MerryllLynch, um dos bancos norte-americanos que teve que ser vendido por causa das perdas bilionárias com as hipotecas subprime. E o negro Frank Raines, ex-presidente da Fannie Mae, instituição financeira que ajudou a desencadear o colapso de Wall Street.”

IOGURTE DO COCÔ – Nos intervalos do noticiário, temos a os anúncios escatológicos. Um reclame diz o seguinte: se você tomar o iogurte da marca tal, então você faz direitinho no banheiro. Se não tomar todos os dias, cuidado. Vai ter prisão de ventre. Isso é veiculado maciçamente, a toda hora. Ninguém se toca? Ninguém diz: putz, fedeu.

CERVEJA DA GRIPE - Bebendo a cerveja tal, que tem som de atchim, você espirra. É um sinal esperto esse o de espirrar. Sinal que você está tomando a marca certa. É cool. Depois me pergunto para que tanta campanha de saúde. Basta beber mijo podre que você se gripa.

FRANGO LEGAL - A megaindústria que mata frangos usa um franguinho legal para fazer propaganda. Veja só como sou ótimo, você abre a embalagem e me devora. O franguinho usa óculos de piloto de avião, capacete de motoqueiro jovem e é muito rápido. Puxa.

SELEÇÃO BRASILEIRA – Todo mundo voltou à vaca fria. Robinho vive na gandaia, não tem compostura, Dunga não manda nada, não fosse o Julio César, levamos um toco etc., selecinha e não sei o que mais. Jogou uma merda, concordo. Mas insisto: basta empatar ou perder para nunca termos tido nada, como os amistosos contra Portugal e Itália. Essa gana de zerar tudo, de fracassar para sempre diante de um contratempo é que está errado. E se contra o Peru jogarmos o fino? Esss-te é o futebol brasileiro, dirá o Galvão Bueno. O futebol brasileiro, como todos os outros, perde e ganha ou empata. Isso não significa que seja uma porcaria execrável ou uma patriotada. É o melhor de todos e não a porcaria que nossa falta de soberania reclama.

RETORNO - Imagem desta edição: Vienna, foto de Daniel Duclós.

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