7 de agosto de 2009

PÁSSARO


Nei Duclós

É breve o pássaro
que ofusca a treva

e enfrenta a obscura
flor da ante-manhã

que antepõe o sol
à negra névoa

Por um instante o vôo
pousa o turvo manto

um relâmpago faz
o corpo estremecer

mas vence o véu da viúva
e tudo tarda

Por isso o pássaro
emudece o canto
depois de amanhecer

(Do livro "Partimos de Manhã")

RETORNO - 1. Imagem desta edição: Santo Antônio de Lisboa (praia aqui da ilha), foto de Ida Duclós. 2. O considerado Mestre Moacir Japiassu publicou como epígrafe, na sua festejada e importante coluna Jornal da ImprenÇa desta semana, no Comunique-se, um trecho deste poema e o colocou na íntegra no seu Blogstraquis. Diz Japi: "Leia no Blogstraquis a íntegra de Pássaro, cujo fragmento encima a coluna. Insere-se no livro intitulado Partimos de Manhã, obra-prima de um poeta que levanta com esforço as âncoras e parte nas naus sem volta do seu canto".

3. A imagem usada por Japi é outra citação de outro poema meu, "Apesar de tudo", que foi publicado no meu livro de estréia, "Outubro":

APESAR DE TUDO

Nei Duclós

Apesar de tudo
sou teimoso
e vivo
sou teimoso e visto
a pele dos soldados mortos

Neste carrossel de espanto
que carrego dentro dos olhos
toco melodias
que me ressuscitam

Levanto com esforço
as âncoras
e parto nas naus sem volta
do meu canto

E sempre tenho que mudar as velas
arrebentadas de vento
com remendos colhidos
dos violentos panos do tempo

O tempo é novo
e eu tenho a mania insone
de rebentar em pranto

Mas sou teimoso e insisto
sou teimoso e visto
a pele dos soldados mortos

Nenhum comentário:

Postar um comentário