14 de maio de 2010

DEVASSA TRANSFIGURADA


Nei Duclós (*)

Fantasma é o poeta que interfere no sono dos mortos e descobre a linguagem vagando, fugindo de um pouso. Marcelo Ariel não faz a tradicional interlocução com suas influências, antes as transforma em dramaturgia siderada. Ele prefere virar de pernas para o ar o que parecem ser leituras, o que deveriam ser vivências, mas são apenas fragmentos de um fluxo que poema captura, levando-os a significados fora do eixo da chamada cultura.

Desigual esse desvario de pleno domínio de sua arte, que o poeta reinaugura na rua confiscada pelas artimanhas do real, o que cristaliza o imaginário para que o rebanho siga o jargão, o slogan, o insight, o reclame. O poeta faz sua devassa transfigurada, fiel a esse rio de silêncios e riscos celebrados sem prestar juramento a nenhum cânone ou código.

Às vezes, coincidem suas preferências com o que há de mais considerado no universo consagrado das transgressões, mas mesmo nesses casos há sempre uma abordagem pessoal, que faz deste livro uma pós viagem: não é pegando carona no poema que atingimos sua essência, por isso toda leitura datada é inútil. É convivendo com seu rescaldo, sua ruína, sua ultrapassagem que poderemos enxergar um pouco melhor o que nos é dito de maneira quase feérica.

Marcelo Ariel não quer alumbramentos, já que a fonte de tudo é a luz encapsulada no mistério de inúmeros cruzamentos de linguagens. Essa “realidade” (para forçar um conceito que nos escapa) não faz parte da lírica ou do épico, mas sim da pira onde arde a alma de um holocausto inaugural, lá onde os anjos aquecem seu rosto nas noites frias do terror humano. Lá onde vemos enfim nosso rosto, pois ninguém poderá escapar do momento da verdade, quando compusermos a canção dilacerada da nossa desistência.

RETORNO - (*) Texto da orelha do livro “Conversas Com Emily Dickinson E Outros Poemas”, de Marcelo Ariel, que escrevi, com muito prazer e honra, a pedido do autor, poeta da pesada que abre caminho na selva literária do país.

LANÇAMENTO DIA 18 DE MAIO-TERÇA A PARTIR DAS 20HS

NO BAR EXQUISITO

RUA BELA CINTRA,532-CONSOLAÇÃO

SÃO PAULO SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário