2 de maio de 2010

OS ELEGANTES DONOS DA VERDADE



A longa censura à imprensa formatou um pensamento hegemônico, elegante, excludente e dono da verdade. É um sistema de valores de origem tecnocrática e roupagem pseudo-literária, flexível, que se adapta conforme as crises do capitalismo vão fazendo estrago e a ditadura vai acompanhando seus patrões, os especuladores internacionais e subsidiários internos. Como funciona esse truque? Por meio da corrupção. Regiamente pagos, os articulistas se mantém sempre a cavaleiro da situação.

Recentemente, um notório jornalista de economia foi flagrado com um projeto cacifado pelo governo no valor de 1,3 milhão de reais por ano. Eram alguns programetes de entrevistas para uma empresa pessoal. Funciona assim: você finge independência na mídia, bate às vezes para pregar alguns sustos e nos bastidores arranca uma grana preta dos seus alvos, as autoridades donas do cofre. Os governos vão migrando de partidos, mantendo sempre o mesmo sistema. Então é uma gangorra, às vezes é um jornalista importante que está por cima, outras vezes é o seguinte. Quando não acontece o case do comentarista de política e economia, tão elegante e independente na Globo, que se passou com armas e bagagens para o governo.

O pior é a clonagem que esses corruptos geram em rede pela internet afora ou a influência que exercem nos mais remotos cantos da opinião. Quem é de algum ramo técnico, ou jornalista de terceiro time imitando seus ídolos em veículos pequenos, disseminam as certezas geradas no ventre do dragão e pontificam em massa contra todo e qualquer pensamento que tenta desmoralizar esse processo. Você, em tese, pode dizer o que acha ser certo, mas o fato é que todos precisam rezar pela mesma cartilha. Sob pena de parecer tosco, obsoleto, atrasado, entre outras qualificações.

Como imagens pelo avesso desses tipos, surgiram os vociferadores de verdades absolutas, que tentam se contrapor sem desmascarar o sistema. Não adianta apenas bater contra, você dará com o nariz no muro. É preciso desativar o mecanismo, como fizeram alguns países, que remaram contra as ordens emitidas da metrópole e se deram bem. Concentrar esforços no mercado interno, ignorar as pressões sobre a moeda, não se submeter à especulação, não atrair capital podre com juros altos só para ter dólar farto e barato (que arrebenta com as exportações), tudo isso pode ser feito, desde que haja democracia. Como, em nosso caso, não há, continuamos entregando a soberania a reboque dos bem pensantes.

O problema é que opinião, como tudo, é mercadoria. Ela adquire um valor conforme o capital simbólico do autor. Se você é um cidadão comum, um jornalista identificado com outras “áreas” (o que é ridículo, pois a área do jornalista é o jornalismo) então está fora. Lembro uma poderosa instituição patronal que pagava regiamente alguns autores de “papers” mensais, o que era apenas o cumprimento de acordo anterior, remuneração de análises publicadas durante a campanha eleitoral da entidade sob a forma de artigo independente.

Como me encheram muito a paciência com meu artigo sobre os crimes de Belo Monte (ninguém me paga para isso, sou gratuito como o vento), resolvi repassar de novo alguns links que informam sobre o que está pegando no assunto. Não gosto de colocar links, acho que o leitor pode muito bem pesquisar no hipertexto, não precisa que lhe repassem as informações. Também acho que atrapalha a leitura, desfoca o olho sobre o texto. Mas, desta vez, é preciso. Aí estão, pesquisados por Ida Duclós:

http://sdcidad.blogspot.com/2010/01/hidreletrica-plataforma.html
http://www.tendenciasemercado.com.br/negocios/pac-2-governo-pretende-construir-54-hidreletricas/
http://lauropadilha.blogspot.com/2010/05/belo-monte-e-o-maior-roubo-ja.html
http://portalexame.abril.com.br/meio-ambiente-e-energia/noticias/epe-diz-ira-licitar-mais-13-usinas-2010-554538.html

E mais:

1. "Viável ambientalmente" é o quê mesmo? http://bit.ly/biAz8h
2. BNDS capta dinheiro com o Fundo Amazonia p/ preservar a Amazonia e financia as empresas que estão destruindo a floresta.http://bit.ly/aWpDCY
3.Em abril, Lula assinou decreto q permite construção de novas hidroelétricas na Amazônia http://bit.ly/clJXw3
4.Venezuela negocia importação de energia elétrica com o Brasil http://bit.ly/b3DFDy
5. Até Miriam Leitao não aguentou o leilão para fazer Belo Monte "Na lei ou na marra" http://bit.ly/bg0gjC
6. Belo Monte power station will be built by Bertin company guilty of Amazon deforestation by cattle and slave labor http://bit.ly/2FmmFB
7.Ministra Meio Ambiente Izabella Teixeira assumiu e demitiu presidente e diretores do IBAMA p fazer Belo Monte e + hidroelétricas na Amazonia
http://www.amazonia.org.br/noticias/print.cfm?id=336696

RETORNO - Imagem desta edição: obra de Botero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário