3 de maio de 2010

PORQUE DUNGA NÃO VAI CONVOCAR NEYMAR E GANSO


Mesmo que algum notório colunista esportivo negue, Neymar tentou, sim, cavar a falta no último jogo do campeonato paulista ontem, domingo, dia 2/maio/2010. Isso desestabilizou a partida, que estava ótima. Virou um sururu e o Santos, que perdeu por 3 a 2, ficou com oito jogadores, enquanto Santo André teve dois expulsos. Ganso também aprontou: recusou-se a sair, não quis ser substituído, vibrando um não veemente para o treinador, que cedeu. Só esses dois eventos servem para convencer Dunga a não convocá-los. Indisciplina cevada na celebração exaustiva de uma performance ainda restrita a um campeonato estadual não pode garantir nada num torneio competitivo como a Copa do Mundo.

Bastou existir um time bem montado, focado, talentoso, preciso e objetivo como o Santo André para os “meninos” da Vila entrarem em parafuso. Um gol do azulão aos 36 segundos de jogo e depois mais dois petardos quase tiram o campeonato do Peixe (time que tem como símbolo um mamífero, a baleia). Ninguém nega o talento dos dois craques nem que tenham o direito de ir para a seleção. Mas não agora, em cima do lance, de improviso, quando o time de Dunga está formado e é vencedor. Seria suicídio abaixar a crista para quem quer impor os dois garotos.

A verdade é que esta é mais uma chance de chamar Dunga de teimoso e burro. Como ele ganhou todas, saiu na frente, se classificou em primeiro lugar, apesar das pedras que jogaram nele todos os dias das eliminatórias, e está de novo no topo do ranking da Fifa, então é hora de pegar a brilhante campanha do Santos para pressioná-lo, para provar que ele é tudo isso o que dizem. É o melhor dos mundos para os oportunistas. Pois Dunga não vai convocar (a não ser Robinho) e se perder, será culpado por não ter levado Ganso e Neymar. Esse foi um risco que Felipão correu e se deu bem ao deixar Romário no Brasil em 2002. Mas com Dunga é diferente.

Não há lógica que leve Dunga a convocá-los, a não ser que alguém da posição se machuce e esteja fora. Aí temos a reserva, pode ser. Mas você não pega uma equipe consolidada e coloca dois caras que surgiram agora só para agradar os críticos. Não adianta tentar agradar os críticos, eles são contra Dunga ponto, por motivos que conhecemos. Porque o medíocre do Lazaroni usou a garra do capitão para definir a chamada Era Dunga, que seria a tal hegemonia do futebol força de resultados contra o brilhareco da arte perdedora. É um equivoco atrás do outro.

Agora estão identificando Dunga com a ditadura militar. Verdade. Já li texto que coloca o capitão nas águas de Geisel, que não admitia pressão e celebra Ulysses Guimarães, que só trabalhava sob pressão. Ideologizar um cargo de grande responsabilidade como o de técnico da seleção, incensando o improviso como se Deus estivesse contra o foco do capitão, é de doer. É uma avalanche de má vontade, aparelhada pela reiteração permanente de que estamos numa democracia (os dois craques) e que devemos lutar contra “a ditadura” (Dunga). Vale tudo na pose dos falsos democratas.

Também não cansam de encher o saco do Ronaldo Fenômeno. Chamam o cracaço de Roliço e não sei que mais. Pois aposto que Ronaldo vai decidir o jogo no próximo embate. Gostam de enterrar as pessoas ainda em vida. É preciso parar com isso. Acho uma temeridade querer tirar um toco do hiper plus campeão Vanderlei Luxemburgo. Quando comemoravam o título, os jogadores do Santos gritaram que "a hora de Vanderlei" vai chegar, na quarta-feira, no jogo contra o Atlético, que virou campeão mineiro de novo ontem. Talvez seja a hora de a falta de humildade levar um corretivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário