30 de março de 2011

OS GIGANTES


Naquela época existiam os gigantes, diz a Bíblia, que fala de um lugar especial, um vale, onde eles viviam. A Biblia conta também que Moisés, na sua peregrinação, enviou olheiros para ver onde tinha comida farta para seu povo. Acharam uma região rica em figos, uvas, tâmaras e todas essas maravilhas da antiguidade. Trouxeram algumas amostras para o chefe. Os assessores se apressaram em sugerir um saque em regra, pois perambular pelo deserto dá uma fome danada. Ao que os viajantes replicaram, apavorados: “Não podemos fazer isso! Eles são gigantes. Perto deles somos como gafanhotos”.

Conhecemos também a história de Golias, que, burrão, deixou-se abater por um guri, Davi. Os textos sagrados dizem que os gigantes foram exterminados por sua estultície e também porque não pediram perdão pelos seus pecados. Para mim foi obra dos baixinhos, que não suportam gente com altura. Depois que acabaram com os bocós, colocaram a culpa neles, como se fossem grandes pecadores. Os gigantes eram especiais, tanto é de suas relações com as mulheres dos humanos nasceram os heróis antigos.

Isso me deixou bem invocado. Existiam os homens e os gigantes, ou seja, estes não eram humanos, portanto. Seriam pré-humanos? O Conceito Rosacruz do Cosmos, de Max Heindel, um dos autores dessa religião de iniciados, diz que os seres gigantescos, como os dinossauros, surgiram quando a terra ainda não tinha se adensado o suficiente, como é agora. A bola de fogo que era o planeta foi se resfriando e passando do estado gasoso jupiteriano para algo mais sólido. Nessa trajetória experimentou várias atmosferas e forças diversas de gravidade. Quando a gravidade era mais frouxa, as criaturas alcançavam tamanhos estratosféricos.

Os Titãs vieram daí e certamente as lendas que povoaram aquele sujeito, o Jonathan Swift, talentoso escritor que sugeriu o abate de carne humana para matar a fome do mundo. Carne, claro, dos mais pobres. Mas poderiam ser dos gigantes. Como dominá-los ele mostrou no seu clássico “As viagens de Gulliver”, em que os baixinhos amarram o grandalhão e fazem dele gato e sapato. Aliás, Swift virou marca de carne enlatada, de frigorífico. Talvez tenha sido inspirada nesse autor cheio de idéias.

A fortaleza de Machu Picchu, no Peru, é um mistério para todos. Como puderam encaixar tão perfeitamente aquelas pedras no alto dos Andes? Os gigantes eram feiticeiros, de grande poder, movimentavam pedras e fizeram uma obra em todo o planeta, em que suas ruinas viraram a paisagem, como notou Jerônimo Monteiro em seu grande livro, A Cidade Perdida (ele fala dos atlantes). Vejam como as cachoeiras tem em suas bases lugares apropriados para estar, e com pedras lisas. O que chamamos de natureza, principalmente as montanhas e rios, foram obras dos gigantes. Os homens apenas herdaram o tesouro que as criaturas forjaram antes de desaparecer. Eles sumiram pois, como os dinossauros, não aguentaram as condições da nova densidade da terra. Deve ter sido um processo rápido. Meteoro caído das estrelas? Dá um tempo.

Escrevi sobre os gigantes no meu conto O Refúgio do Príncipe. Aqui onde moro, é um enorme sitio arqueológico. A história me foi soprada pelo vento. Eu acredito no que o vento sopra no meu ouvido.


RETORNO - Imagem desta edição: pedras gigantescas super bem encaixadas em Machu Picchu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário