3 de julho de 2011

THE GODFATHER: O CASO DAS BOCHECHAS













Marlon Brando transformou-se em Edward G. Robinson para ganhar o papel de Vito Corleone em The Godfather. Robinson, vencedor do Oscar em 1931 por Little Caesar, considerado o primeiro filme de gangster, encarnou por décadas o protótipo do chefe mafioso no cinema. Ou seja, era uma persona clássica da Sétima Arte e por isso era o favorito para fazer o papel de Corleone. Mas Francis Coppola, siderado por Brando, insistiu. Fez então um teste em segredo. Foi quando Brando, para driblar o estúdio, engordou e colocou as bochechas falsas para ficar idêntico a Robinson, como mostram as fotos acima.

O algodão providencial foi, durante as filmagens, substituído por uma prótese dentária, que está em exposição no Museu Americano da Imagem em Movimento, em Nova York. Quando os executivos viram o teste, ficaram fascinados e perguntaram quem era o ator. “Brando”, respondeu Coppola, mas a resposta certa seria: “Trata-se de uma imitação de Edward G. Robinson, com bochechas de chefe mafioso e tudo, como vocês queriam. Só que esse Robinson foi interpretado pelo Brando, meu ator favorito”.

Brando disse na época que colocou algodão nas bochechas pois queria que o personagem ficasse parecido com um buldogue. Para ficar ainda mais idêntico a Robinson, além de engordar e clonar o design do seu rosto, imitou também seus maneirismos. O Corleone de Brando é como Brando imaginava como Robinson faria o papel. Não admitiu que imitava Robinson, ator que admirava, para ganhar a parada. Brando também homenageia Robinson, como se vê pelas fotos abaixo, no close insano de Apocalipse Now.

Brando era gênio. Conseguiu enganar todo mundo com sua história de buldogue, quando o que fez foi exatamente dar ao estúdio o que os donos queriam: o protótipo, o modelo do chefão mafioso,que “pertencia” a Robinson. Mas no fim deu tudo certo. O Corleone de Brando é uma antologia da Sétima Arte. Não só porque ele interpreta o personagem baseado no que já existia no imaginário geral, mas porque serve-se da criação de Robinson para convencer a todos, e a transforma em algo inesquecível.

Como não vi essa sacada em nenhum lugar, registro aqui em meu nome.

Nenhum comentário:

Postar um comentário