25 de janeiro de 2012

BUSCA


Nei Duclós

O sonho que você busca existe no momento em que você sonha.

Desistir é humano. Quem insiste demais é consultoria de auto-ajuda.

Imaginei a maior algazarra dos camaradas quando cheguei no Outro Lado. Vocês estão vivos! gritei. Não, mortos, disse um deles.E caíram na gargalhada.

Não seja fria. A Era do Gelo dura tempo demais. Instaure a hegemonia do sol e do calor. Inspire-se no verão e suas frutas.

Ela sugeriu que eu marcasse encontro comigo mesmo, já que sou tão interessante. Descubro sua vocação para a ironia. És completa, bandida.

Essas frases de adeus são como estampido ouvido depois do disparo feito a distância. Quando cai a ficha, ribomba na mente vazia e o coração sente o impacto

Refeito do susto, me recolho ao que me resta, o gosto de saber que ainda posso amar, seja você quem for, magnífica

Escreva devagar para que as palavras demorem. Leia uma vez cada estação para que as palavras sejam como as flores. Escute o som da palavra dita num sussurro para que durmas com as fadas.

Cheguei sem aviso como se estivesse partindo. Desci as malas que acabei de despachar. Entrei na sua vida fingindo que me despedia. Assim te peguei de surpresa, lisinha.

Perdemos tempo nos medindo. És muito menor do que um cálice de vinho. Sou muito maior do que uma despedida. Deveríamos ter posto a mesa explodindo a espuma

Ela reflete o que digo para que eu não descubra o que tem dentro da sua palavra. Talvez seja eu o que nem pode ser visto

Um dia me curva o corpo. Os amigos apontam rugas. O tempo abre ruas vagarosamente na cara coberta de poeira e amor

Onde estava? perguntei depois que me distraí. Dizias que me levarias para longe, disse ela. Ah, voltei

Vamos fazer o inventário, disse ela. Metade é meu, portanto é para ti. E metade é teu, portanto pode ficar.

Guardei poemas embaixo das pedras. Quando passou a guerra, tentei retirá-los de lá. Mas tinham sumido. Os soldados, repletos de amor, levaram para suas casas distantes.

Voltei porque não tinha ocupação para meu ofício. E nem me deixaram montar a oficina. É proibido, por lá, seduzir as nuvens com letras de chuva.

Neste emprego precisa viajar, me disseram. Há lugares estranhos, mas o pagamento vale a pena. Se alguém te atacar, diga que vieste do outro mundo. Eles acreditam em fantasmas. E guardam as facas toda vez que assoma um espírito.

Você escreve bonito, disse a bela. Deus também, falei.

Gosto dos seus escritos, disse a sumida. Vou começar a escondê-los, disse, vingativo.

Onde encontras inspiração? perguntou a curiosa. No ar, respondi.



RETORNO - Imagem desta edição: Grace Kelly.

Nenhum comentário:

Postar um comentário