29 de janeiro de 2012

LUAS


Nei Duclós

Ouvi um barulho no portão, fui ver era a Lua nova.

Ela foi embora depois de me dar um beijo. Foi por isso que vim parar aqui, no estrangeiro, onde é impossível cruzar de volta a fronteira.

Como saber o que deve ser ensinado? Como aprender o que não se ensina?

Como pode ser do mar sem ser sereia?

Encostei meu queixo no teu ombro, num carinho longo. Navegamos juntos teu suspiro.

As nuvens se isolam por timidez diante do crepúsculo. Se ficarem em grupos, acharão que é chuva. E serão vaiados pela platéia do espetáculo.

Janeiro se vai como quem volta para a capital. Compartilhamos um pouco de brisa. Fizemos um balanço das memórias na varanda.

O lento subir da Lua faz ruídos de Lua branca.

Escolho palavras do meu acervo. Tem de monte. Elas brilham querendo aparecer. Algumas até são inconvenientes. Reclamam quando ficam para o próximo poema.

Devias repartir este momento. Mas preferes o isolamento. Melhor para a paisagem, que economiza teu olhar pidão de musa cheia de dedos

Agora fechou o tempo. Promete viração. Passas de sombrinha fechada e capa debaixo do braço. É inútil, porque minha nuvem despencará em ti.

A noite cerrou-se em veludo. Era dia até há pouco. É como o amor. Brilha, e de repente o coração palmilha o escuro.

Agora o abandono. Faço fogo na noite imensa. Um navio despenca do céu. Anjos passam lustrando raios. Estás sonhando, me dizem piscando ventos.

Estava lustrando o sonho para ver se ele agüenta o encontro. Talvez se desmanche quando eu chegar diante de ti. Talvez ele te ponha no colo.

O poema foi para a rua ver o movimento.Voltou correndo.

Hoje é sábado, disse o calendário. Precisa lembrar? disse o desencanto.

Fique atento disse a estrela mais brilhante abrindo espaço entre as nuvens. Faça um pedido e se mande. Pois ela vai aparecer, mas não onde estás.

Custei a me refazer. Só depois do terceiro dia é que caiu minha ficha. Ela havia partido para sempre. Um pombo correio passou lotado. Levava mensagem para bem longe

Bati na porta da noite. Você atendeu.



RETORNO - Imagem desta edição: Rita Hayworth.

Nenhum comentário:

Postar um comentário