25 de janeiro de 2013

SÃO PAULO S/A, NOSSO MELHOR CINEMA


Nei Duclós

Revisitei o filme de 1965 e tuitei o resultado desse resgate:

     Revi São Paulo S/A de Luiz Sergio Person. Um assombro, um filme perfeito, uma obra prima. Walmor, Ewa Vilma, Ana Esmeralda, Zeloni, Darlene!

    Nenhum filme nacional chega aos pés de São Paulo SP. Vanguarda no roteiro, na direção, montagem, grande mural da cidade que cresce e devora.

    O vazio contra a ambição,o deslocamento contra a submissão,a aventura contra o casamento,o desespero diante da mudança, o desperdício:SP S/A

    Imagino o terror de Person depois de concluir e apresentar seu filme assombroso para a inveja dos contemporâneos. Foi-se cedo, o gênio.

    Ana Esmeralda é a insubmissa que aporta no amor e o perde.Darlene,a superfiicialidade alpinista.Eva Wilma busca segurança e encontra o caos.

A ruptura entre Eva Wilma e Walmor Chagas no início/fim de São Paulo S/Aé a mais intensa e dramática cena de separação de casal do cinema.

    A narrativa circular,a sequência randômica de cenas decisivas, a brutal oposição entre personagens e cidade: eis SP S/A, nosso melhor cinema

    A megalópole paulista estava oculta no cinema nacional, todo ele voltado para o Rio e o interior do país. São Paulo S/A rompe o modelo.

    A visão devastadora do malvado Carlos, interpretado magistralmente por Walmor Chagas, é o amadurecimento do brasileiro dentro do seu cinema.

    Walmor em SP S/A é obrasileiro que não se adapta às transformações vindas de fora e procura recomeçar do zero para se encontrar.

    A narração em off de Carlos/Walmor é o humanismo em estado terminal tentando sobreviver à barbárie das transformações do país.

    Incapaz de amar, com pânico da solidão, Carlos/Walmor tenta se safar mas é devorado pela própria angústia auto-destrutiva.
   
    Carlos/Walmor, com seu cinismo, mantém a retidão ética da lucidez e isso é sua danação.Participa do crime mas se recusa a ter vida paralela.

    Onde encontramos um personagem com a complexidade e grandeza de Carlos/Walmor, o urbano que nada vê na paisagem natural e volta para a dor?

    É admirável a suprema concentração de Eva Wilma como a leoa que tenta formar uma família na cidade que enriquece.Seu olhar,que provoca medo.

    A corrida da S. Silvestre à meia noite, o bar alemão, o Masp, o viaduto do Chá, o trânsito, o subúrbio, os apartamentos, as fábricas: SP S/A

    É antológica a performance de Otelo Zeloni como o boa praça corrupto que ascende subornando e fazendo lobby e tomando empréstimos.

    Darlene, gloriosa na sua sexualidade, é a vida airada que se oferece a carlos/Walmor, mas ele também recusa. Tudo sobra em sua ansiedade.
   
     O q queria Carlos com sua fúria anti vida previsível?Alma, vida cultural?Mas ele não tinha fé nem sabedoria e rola pela cidade que o devora.


    Ana Esmeralda, que grande atriz. A personagem que experimentou de tudo e sentia necessidade de amor, negado por Carlos/Walmor.

     Veja São Paulo Sociedade Anônima,filme q nos enche de orgulho e esperança de que temos essa possibilidade de grandeza. Precisamos resgatá-la

    Veja São Paulo Sociedade Anônima. E chore pelo país que um dia fomos, capaz de fazer um filme desse porte. http://www.youtube.com/watch?v=ns-LPKhz_AE …

   Uma excelente crítica de São Paulo S/A. Não perca http://www.revistacinetica.com.br/saopaulosa.htm