25 de abril de 2013

JACK O MARUJO QUANDO MOÇO



Nei Duclós

Quando moço, Jack o Marujo naufragou  e ficou confinado dez anos numa ilha deserta. Ao voltar não reconheceu ninguém. Minha alma mudou, disse ele.

Sozinho na ilha, Jack o Marujo aprendeu a sobrevivência com os bichos e alfabetizou-se na língua dos peixes. Foi assim que pôde depois conquistar a Sereia.

Que língua fala a Sereia, de que país? Não entendo nada, disse o Imediato. A língua do amor, respondeu Jack o Marujo. O coração é a sua pátria.

Náufrago na ilha, Jack o Marujo cultivou o silêncio, irmão do horizonte. Venha almoçar, dizia a Sereia. Não pergunte mais o motivo da solidão.

Foram os corsários que capturaram Jack o Marujo na ilha deserta. Mostraram respeito,  mesmo ele estando aos trapos. Seja nosso capitão, diziam.

Com apenas uma calça e uma camisa surradas, Jack o Marujo, moço, desembarcou na sua aldeia depois do naufrágio. Sua mãe já não dispunha de lágrimas.

Ele voltou! gritavam nas ruas. Nosso marinheiro voltou! No meio do alarido das crianças, todas as mulheres desmaiaram.

Jack o Marujo só voltou ao mar como capitão. Tinha um pequeno grupo. Somos poucos, dizia. Mas, por mais vasto, o oceano é apenas um.

Na primeira viagem como capitão, Jack o Marujo, de rosto vincado pela longa espera na ilha, foi recebido em todos os portos com honras de chefe do estado.

Quero que seja Cavaleiro do Mar, disse o Imperador. Cavalgo o sem fim servido apenas pelo sentimento de honra, disse Jack o Marujo, aceitando o convite.

A primeira batalha de Jack o Marujo foi contra a invencível armada. Homens, disse.  Vamos vencer porque o Destino está no nosso convés.

A primeira vez que Jack o Marujo viu a Sereia foi quando descansava numa rocha vulcânica isolada no alto mar. Venha morrer, disse ela. Foi amor à primeira vista

A Sereia serviu-se do marinheiro porque seu coração lhe foi oferecido. Leve-me embora, disse Jack o Marujo. Não me pertenço mais.

Cumpra sua rota, capitão, disse a Sereia. Que eu jamais o abandonarei.

Estas são algumas histórias de Jack o Marujo, um homem honrado.