21 de abril de 2015

ENIGMINAS: TRÊS POEMAS



Nei Duclós

Uma seleta do meu livro PAMPABISMO & ENIGMINAS: CONVERSOS, a propósito do 21 de abril.

TEJO

Minas, não me meto.
Deixo o encargo para quem
nasceu e se criou num gueto
de silêncios. Nasço para o

berro. É quando despenco
ao me debruçar demais sobre
o que não lembro. Queria fazer
parte desse apreço, ser de Minas

como esses monumentos, ser
talhado pelo estro destroçado
das igrejas. Ser como o percurso

entre Gonzaga e Tiradentes
Ter razão quando defende a terra
de ancestrais vindos do Tejo

CENTRO

Minas, qual o preço da
derrama em sólido
isolamento? Longe da
vileza que é viver entre

irmãos, soma de espelhos,
e encarar do alto apenas
o rosto herdado em desavença.
Medo de ser menos do que

Minas, mais do que precisa
E ficar condenado a existir
Sem outra comunhão a não

ser consigo mesmo. Tonsura
sem encanto na presença e a
inútil queda sobre o centro

MIRAGEM

Minas, assim mesmo te canto.
Enigma que me diz o quanto
nada saberei nesta linhagem
Representar o impossível amor

cevado pelo poema diante do
nada é a maneira de esquecer
a dor premeditada. Quero ser
teu, mesmo que isso custe a vida

Ninguém me disse o que fazer
Nem me mostraram o lugar
onde a revelação se pronunciava

Remendei os fios da fuselagem
no cosmo dessa nave. Minas
não há, apenas sua miragem

NEI DUCLÓS

Nenhum comentário:

Postar um comentário