24 de setembro de 2016

OS FUNDAMENTOS DE OUTUBRO



Nei Duclós

Quando cheguei aos poemas de Outubro, a partir de 1969, já vinha de longo exercício poético desde 1957, quando acabara de completar 9 anos de idade. Foi importante expor essa fase anterior da minha poesia para os colegas da faculdade da Ufrgs. Era o que eu tinha para mostrar. Mas ao colocar no mural alguns trabalhos por muito tempo acalentados na solidão do interior ou mesmo antes de entrar para o Curso de Jornalismo, notei a reação dos colegas, deixando claro que eu tinha muito chão pela frente antes de fazer algo significativo.

Isso me amadureceu rapidamente, principalmente quando tomei contato com a grande poesia nacional e estrangeira, dos modernistas brasileiros e todo o resto, de Cabral a Bandeira, de Drummond a Cecilia, impregnando-me também de Fernando Pessoa e Garcia Lorca, de Maiakovski e Brecht, e tantos outros. Foi uma revelação. O plus foi a transgressão do concretismo e da praxis, seus poemas, traduções e textos teóricos.

Encontrei então minha própria voz, a partir dessa fricção entre meus sonhos anteriores e o impacto da sonoridade da poesia maior. Nada tinha a ver com o engessamento acadêmico que vigorava nos cadernos culturais próximos (o caderno B era inacessível para um estudante sem recursos e longe das grandes capitais). Considerei então um ato de criação que trazia a voz das ruas para a poesia trabalhada com os avanços contemporâneos. Algo novo, mas ousando ter um tom clássico, sem ranço novidadeiro.

O livro Outubro, lançado 7 anos depois, em 1976, é a síntese e porta de entrada dessa nova identidade poética que acompanhava as tendências de uma época de mudança. A segunda edição, comemorativa dos 40 anos de lançamento, está na gráfica, com previsão de lançamento em outubro. Muita gente já adquiriu o exemplar e fez o depósito, apoiando a iniciativa do autor-editor. Junte-se a nós, participe. Escreva  pelo email neiduclos@gmail.com ou use este botão do pagseguro. https://pag.ae/bddhn3r

Outubro veio para ficar. A edição está linda demais. Cada exemplar custa R$ 50,00, com frete incluído.


Nenhum comentário:

Postar um comentário